Rede de relacionamento: Networking como ampliar

Rede de relacionamento: Networking como ampliar. Se deseja crescer profissionalmente e ser reconhecido na sua área de trabalho, este post é para você!

Estabelecer relações profissionais por meio de networking é uma prática obrigatória para todo e qualquer profissional que quer se manter no mercado de trabalho.

Muito além do famoso “quem indica”, o networking prega relações saudáveis entre profissionais com o objetivo de mantê-los atualizados por meio da troca de experiências e relações.

Chegou a hora de você ampliar a sua rede de relacionamento com sucesso. Confira as dicas que nós separamos e coloque-as em prática agora mesmo!

Entenda que fazer networking é saudável

Praticar o networking é saudável, tanto para o seu lado profissional quanto pessoal.

Profissionalmente falando, o networking o ajuda a se manter atualizado acerca das novidades da sua área, o coloca em contato com outros profissionais, o ajuda a buscar novas oportunidades e ainda por cima pode levá-lo a ser uma referência na sua profissão.

Pessoalmente falando, o networking o torna mais humano e o ajuda a entender que, sozinho, é muito mais difícil alcançar os seus objetivos.

Deixe a timidez de lado

Estabelecer contato com pessoas desconhecidas é um tremendo desafio para quem é tímido.

Para evitar esse momento de desconforto em uma sala de reunião, por exemplo, você pode chegar um pouco antes ao local para se acostumar ao ambiente novo.

Aproveite esse momento mais calmo e tranquilo para conhecer e conversar com as pessoas, principalmente sobre a área em que trabalham e o objetivo de cada uma a respeito da pauta que será discutida naquele dia.

Saia da sua zona de conforto

Manter contato com os mesmos profissionais de sempre não é saudável para a sua rede de contatos. Já pensou em buscar outros profissionais em um escritório compartilhado?

Faça esse teste! Vá para um ambiente de coworking e trabalhe durante alguns dias de lá. Aprenda sobre a rotina dos demais profissionais e troque experiências.

Trabalhar com profissionais da mesma área, e até mesmo de outras, aumenta o seu poder de entendimento acerca do mercado de trabalho, além de oxigenar as suas ideias por meio de insights de pessoas que enxergam a mesma situação que você de outra maneira.

Estabeleça relações verdadeiras

O networking funciona quando as relações são verdadeiras, e não superficiais.

Não adianta você ter nas suas redes sociais milhares de amigos, se não estabelece uma relação verdadeira nem com 10% deles.

Para que o networking funcione corretamente, você deve se manter ativo nos grupos de que participa, disposto a ajudar quem precisa e, principalmente, ter real interesse em aprofundar a relação com os seus contatos.

Jamais se isole dos demais, use o Coworking

Por conta da timidez ou por puro desinteresse, quando participamos de treinamentos ou cursos nos isolamos em um canto e tentamos absorver o máximo de conteúdo sem participar. Na próxima, experimente fazer diferente.

Participe e busque manter uma relação com as pessoas que estão ali, pois elas têm o mesmo objetivo que você. Ao conhecer os demais, você pode encontrar contatos profissionais preciosos para o seu atual ou futuro trabalho.

Aprenda a ouvir

Não deixe que a afobação tome conta de você. Quando conhecer outros profissionais, deixe que eles falem mais de si.

Ouvir é mais importante do que falar, pois assim você consegue filtrar as informações que estão sendo ditas e direcionar a conversa para um objetivo.

Deixando que os outros falem, você faz com que as pessoas fiquem mais à vontade e relaxadas, diminuindo a timidez e o comportamento engessado.

Busque referências para o seu networking

Com certeza, você tem uma lista de profissionais que são inspiradores para a sua carreira.

Observe como esses profissionais se comportam em entrevistas, pessoalmente e nas redes sociais. Ao buscar referências para colocar em prática no seu networking, você encontrará as respostas para as suas dúvidas momentâneas com mais rapidez.

Preparado para ampliar a sua rede de relacionamento com sucesso?

Compartilhe :

Fale com um consultor