Networking no espaço de coworking: 3 dicas para se dar bem

Networking no espaço de coworking, é possível? As pessoas são abertas a conversar sobre negócios? Elaboramos esse artigo com 3 dicas para se dar bem, ok?

O espaço de coworking é um lugar onde profissionais autônomos, liberais, freelancers e empreendedores individuais compartilham um escritório com infraestrutura prontinha para recebê-los.

Locais como esses têm sido cada vez mais procurados por pessoas interessadas em trabalhar em um ambiente em que seja possível unir produtividade e interação construtiva com outros profissionais.

Portanto, além de todos os benefícios de se trabalhar em um escritório compartilhado, o networking no espaço de coworking também é mais que possível — e benéfico!

Procure conversar com as pessoas

Pode ser que você tenha optado por um escritório de coworking exatamente para não trabalhar sozinho em casa, mas não saiba exatamente como criar relações com os coworkers.

Mas a verdade é que muitas oportunidades podem surgir para você e para o crescimento do seu negócio desde que você esteja aberto para realmente conhecer as pessoas com quem passará a conviver, conversando com elas em vez de somente coexistir no mesmo ambiente de trabalho.

Aproveite a caminhada para pegar um cafezinho ou uma água para perguntar ao colega que está por perto há quanto tempo ele utiliza o espaço e que tipo de serviço oferece.

Demonstre interesse pela trajetória desse profissional e aproveite a oportunidade para falar um pouco de você. Quem sabe seus serviços não se complementam e vocês pensem um uma parceria lucrativa?

Troque não só cartões com seus colegas, mas também indicações! A reciprocidade certamente virá.

Compartilhe seu conhecimento

Fazer networking no espaço de coworking é também um ótimo momento para mostrar seu espírito de colaboração.

Se você conhece um profissional que oferece uma ajuda em algum serviço de que você precisa, disponibilize a ele seus conhecimentos também!

Pode ser uma troca interessantíssima para ambos os lados. Se, por exemplo, você é um revisor e precisa dos serviços de um designer gráfico, veja uma maneira de um ajudar o outro de modo a se tornar uma vitrine dos produtos que vocês oferecem.

Além de ser um modelo super interessante, essa postura pode instigar outros coworkers a fazerem o mesmo, disseminando um tipo alternativo de negociação.

Se você não tem oportunidade de oferecer um trabalho seu, dê algumas dicas e assessorias sobre um assunto do seu conhecimento, por exemplo. Essa disponibilidade pode fazer toda a diferença para o outro profissional!

Divulgue seu trabalho também por ali

Pode parecer meio estranho ter que divulgar o que você faz para quem está sempre vendo você trabalhar, mas acredite: muitos desses espectadores podem não ter nem ideia do que você faz e para que serve seu serviço.

Por isso, não tenha vergonha de preparar materiais específicos para divulgar seu trabalho e fazer networking no espaço de coworking.

Como você vai lidar com um público mais restrito e cujo perfil você conhece, fica mais fácil passar o recado de uma maneira diferente, mostrando que você realmente gosta do que faz e o faz bem.

E lembre-se de que se você está em um espaço compartilhado, suas atitudes podem fazer toda a diferença em um ambiente que é basicamente composto por pessoas com ideais de vida que possivelmente sejam parecidos com o seu.

Fazer networking no espaço de coworking tem algumas particularidades. E essas especificidades não só podem como devem ser bem aproveitadas para ajudar seu negócio a crescer.

Faça bom proveito das experiências que esse tipo de ambiente oferece e trabalhe em novas maneiras de fazer networking!

Venha conhecer o DESK Coworking. Aqui, com certeza, você terá um ambiente ideal para seu negócio.

Compartilhe :

Fale com um consultor