O que é Coworking? Saiba como funciona o modelo de escritório

Se você é do grupo de pessoas que ama estar atualizado sobre o mercado de trabalho, tendências e empreendedorismo, sem dúvidas já deve ter ouvido falar sobre o termo “Coworking” — que tem ganhado cada vez mais popularidade. 

Com ele, surgem muitas dúvidas relacionadas ao que ele realmente significa, para quem se destina e quais são os benefícios de escolher esta modalidade. 

Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo completo, com tudo o que você precisa saber sobre Coworking. Basta continuar a leitura. Acompanhe!

Afinal, o que é coworking?

Coworking representa o espaço compartilhado no ambiente de trabalho físico. Assim, geralmente são salas ou áreas alugadas, pagas mensal ou semestralmente, como um espaço de trabalho coletivo. 

Isso significa dizer que esses ambientes de escritório compartilhado geralmente são frequentados pelos mais diversos tipos de profissionais, desde os CEOs de pequenos negócios, até equipes inteiras de grandes empresas. 

Assim, essa pluralidade profissional faz com que os coworkings sejam além de um excelente local para trabalho, uma fonte rica de networking e socialização em ocasiões oportunas. 

Ainda, em tempos de trabalho remoto, os trabalhadores que não se sentem produtivos ou motivados para trabalhar sozinhos, em casa, podem optar pelo coworking como solução e fonte de motivação. Afinal, apenas o fato de ter pessoas ao seu redor, também trabalhando, pode dar o “gás” para engajar seus projetos. 

O termo coworking

O termo foi criado por Bernie DeKoven em 1999, nos Estados Unidos.

Entretanto, foi no ano de 2005 que ele ganhou conotações práticas, descrevendo um espaço físico, no qual profissionais independentes ou coworkers, dividiam o mesmo espaço de trabalho.

Brad Neuberg criou na cidade de São Francisco, na Califórnia, o “Hat Factory”. Inicialmente, o “Hat Factory” funcionava em um apartamento onde trabalhavam três profissionais de tecnologia.

Durante o dia, ele abria as portas para profissionais liberais que precisavam de um lugar para trabalhar e que queriam compartilhar experiência profissional.

O conceito de coworking chegou ao Brasil em 2008 e, hoje, tem revelado um crescimento bastante expressivo.

Segundo o censo de 2017 realizado pelo Coworking Brasil, já existem mais de 800 escritórios compartilhados espalhados pelas capitais do país.

E a tendência é crescer ainda mais, sobretudo, por esse novo padrão facilitar o trabalho do pequeno empreendedor e colaborar para a redução de gastos.


O Coworking é ideal para quem?

Como funciona o coworking

Profissionais autônomos, empreendedores e mesmo aqueles que viajam muito a trabalho compartilham do mesmo problema: a solidão.

Trabalhar sozinho pode ser muito chato e, às vezes, até pouco produtivo para quem não tem muita disciplina e se distrai facilmente em casa.

Imagine, então, trabalhar junto com outros profissionais, dividindo recursos e ferramentas e, o mais importante de tudo, trocando experiências!

Este é o princípio do coworking, uma tendência mundial para um novo padrão de trabalho, que surge como uma alternativa bastante eficaz a esse isolamento.

O que é Coworking então? Co working é o ato de trabalhar junto e de forma compartilhada.

E é justamente isso que essa nova tendência vem pregando mundo afora.

Os profissionais dividem o mesmo espaço de trabalho com outros profissionais, ainda que não pertençam à mesma empresa ou sequer sejam da mesma área e realizem tarefas parecidas, compartilhando valores de comunidade e buscando a sinergia entre si.

Quais são os benefícios do escritório compartilhado?

Como você já pôde perceber, os benefícios do coworking são inúmeros, passando desde a possibilidade de expandir a rede de contatos profissionais até aumentar a produtividade no trabalho e combater a solidão. 

Mas, existem ainda outras vantagens notáveis ao atuar em um ambiente de trabalho compartilhado. Algumas delas são:

  • motivação e inspiração ao conhecer novas pessoas e desfrutar de um cenário mais diversificado de trabalho, que pode fomentar sentimentos positivos e despertar a motivação (que geralmente decide desaparecer quando trabalhamos 100% sozinhos, em casa);
  • tendência à inovação e compartilhamento de informações entre diversas áreas que, aparentemente, não se relacionam;
  • estímulo à criatividade ao analisar comportamentos, vestimentas e rotinas tão diferentes, que podem ser um bom modo de complementar e aprimorar o seu próprio estilo de vida ou processos de trabalho;
  • ter um endereço comercial para registrar em suas redes sociais, correspondências ou burocracias relacionadas ao trabalho, ajudando a diferenciar vida pessoal e profissional;
  • mais foco e aumento da produtividade, já que ver todos trabalhando ou estudando geralmente nos motiva a reproduzir o comportamento.

A importância de um bom ambiente de coworking

Espaços de coworking oferecem não só toda a infraestrutura necessária ao desenvolvimento de uma atividade a menores custos de administração.

Mas também um ambiente no qual os profissionais possam compartilhar experiência com outros profissionais, estabelecer importantes redes de relacionamentos e até mesmo parcerias futuras.

O escritório compartilhado pode ser utilizado por profissionais talentosos de diversas áreas, sejam eles autônomos, freelancers, empreendedores ou startups, desde que estejam dispostos a trabalhar em comunidade e interagir com outras pessoas.


E como fica o Coworking?

A contemporaneidade nos incentiva à colaboração.

As tão aclamadas redes sociais digitais são produtos dessa tendência.

Certamente, pessoas capazes de desenvolver novos trabalhos e negócios com pessoas de diferentes áreas, em qualquer lugar e a qualquer momento, terão mais sucesso.

O coworking, portanto, insere dentro desse contexto como uma nova e promissora maneira de se pensar o trabalho atualmente.

Serviços de um Coworking

Os serviços de um coworking

Além de poder contar com amplas estações de trabalho no espaço compartilhado, você ainda conta com outros serviços proporcionados pelos espaços de coworking, como por exemplo:

  1. Serviços de atendimento telefônico através do escritório virtual;
  2. Registro de endereço comercial e fiscal no coworking;
  3. Locação de salas de reunião;
  4. Locação de salas de treinamento;

Todas essas possibilidades tornam o coworking uma opção ainda mais completa e de excelente custo-benefício. Esse é um dos motivos que levam tantos profissionais a escolherem o coworking como modalidade de trabalho.

O que é o Desk Coworking?

O Desk Coworking é uma empresa que une todos os benefícios acima citados de modo simples e desburocratizado. 

Oferecemos tanto ambientes de coworking presenciais, com unidades em Santa Efigênia e Luxemburgo, quanto serviços como escritório virtual e locação de salas. 

Os espaços de coworking presenciais contam com acesso à internet (de boa qualidade, cerca de 100 MB), localização privilegiada, mesas e cadeiras confortáveis, devidamente desenvolvidas pensando no bem-estar do profissional e área de cozinha para tomar café. 

Você pode ainda fazer um “test drive” das salas e experimentar o espaço de coworking da Desk Coworking. Basta acessar o material e preencher o formulário!

Conclusão

Percebeu como o coworking realmente funciona? Isso explica sua crescente popularidade e número de adeptos! Você também pode se beneficiar com um ambiente de coworking e ter mais produtividade no trabalho. 

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o coworking, recomendamos a leitura do artigo “Tudo sobre coworking: 6 Dúvidas que todo mundo tem”, aqui mesmo no nosso portal. Essa matéria te ajudará a decidir se vale a pena investir! 

Compartilhe :

Fale com um consultor