Você já ouviu falar em Coworking? Sabe o que é coworking e qual o significado desse recente e tão promissor conceito de trabalho? Então venha com a gente, você vai adorar!
O Coworking é ideal para quem?
Profissionais autônomos, empreendedores e mesmo aqueles que viajam muito a trabalho compartilham do mesmo problema: a solidão.
Trabalhar sozinho pode ser muito chato e, às vezes, até pouco produtivo para quem não tem muita disciplina e se distrai facilmente em casa.
Imagine, então, trabalhar junto com outros profissionais, dividindo recursos e ferramentas e, o mais importante de tudo, trocando experiências!
Este é o princípio do coworking, uma tendência mundial para um novo padrão de trabalho, que surge como uma alternativa bastante eficaz a esse isolamento.
O que é Coworking então? Co working é o ato de trabalhar junto e de forma compartilhada.
E é justamente isso que essa nova tendência vem pregando mundo afora.
Os profissionais dividem o mesmo espaço de trabalho com outros profissionais, ainda que não pertençam à mesma empresa ou sequer sejam da mesma área e realizem tarefas parecidas, compartilhando valores de comunidade e buscando a sinergia entre si.
O termo coworking
O termo Coworking foi criado por BernieDeKoven em 1999, nos Estados Unidos.
Foi, entretanto, no ano de 2005 que ele ganhou conotações práticas, descrevendo um espaço físico, no qual profissionais independentes ou coworkers, dividiam o mesmo espaço de trabalho.
Brad Neuberg criou na cidade de São Francisco, na Califórnia, o “Hat Factory”. Inicialmente, o “Hat Factory” funcionava em um apartamento onde trabalhavam três profissionais de tecnologia.
Durante o dia, ele abria as portas para profissionais liberais que precisavam de um lugar para trabalhar e que queriam compartilhar experiência profissional.
O conceito de coworking chegou ao Brasil em 2008 e, hoje, tem revelado um crescimento bastante expressivo.
Segundo o censo de 2017 realizado pelo Coworking Brasil, já existem mais de 800 escritórios compartilhados espalhados pelas capitais do país.
E a tendência é crescer ainda mais, sobretudo, por esse novo padrão facilitar o trabalho do pequeno empreendedor e colaborar para a redução de gastos.
Ambiente é importante
Espaços de coworking oferecem não só toda a infraestrutura necessária ao desenvolvimento de uma atividade a menores custos de administração.
Mas também um ambiente no qual os profissionais possam compartilhar experiência com outros profissionais, estabelecer importantes redes de relacionamentos e até mesmo parcerias futuras.
O escritório compartilhado pode ser utilizado por profissionais talentosos de diversas áreas, sejam eles autônomos, freelancers, empreendedores ou startups, desde que estejam dispostos a trabalhar em comunidade e interagir com outras pessoas.
E como fica o Coworking?
A contemporaneidade nos incentiva à colaboração.
As tão aclamadas redes sociais digitais são produtos dessa tendência.
Certamente, pessoas capazes de desenvolver novos trabalhos e negócios com pessoas de diferentes áreas, em qualquer lugar e a qualquer momento, terão mais sucesso.
O coworking, portanto, insere dentro desse contexto como uma nova e promissora maneira de se pensar o trabalho atualmente.
Serviços de um Coworking
Além de poder contar com amplas estações de trabalho no espaço compartilhado, você ainda conta com outros serviços proporcionados pelos espaços de coworking, como por exemplo: