Diferença entre endereço fiscal e comercial 

Existe uma pequena diferença entre endereço fiscal e comercial. Os dois termos ainda geram muita confusão entre empreendedores, mas é importante que você entenda bem a diferença.

No artigo a seguir, explicaremos em detalhes o que significa cada um, e quais são os seus benefícios para a sua empresa.

Sem mais delongas, vamos começar. Boa leitura!

Diferença entre endereço fiscal e comercial: começando pela burocracia

Há uma série de burocracias para conseguir abrir uma empresa, uma delas é comprovar a existência física aos órgãos públicos a partir de um endereço que seja válido.

O problema é que para muitos empresários alugar um ponto comercial é inviável pelo custo alto ou por que a casa em que se mora é alugada e o proprietário não permite usar o endereço.

Felizmente, há uma solução para esses empresários e ainda com o benefício de ter um custo acessível.

Este endereço não precisa ser necessariamente o endereço de atuação da empresa, visando este fato há empresas prestadoras de serviços que fornecem de forma legal o endereço fiscal para registro, possibilitando a abertura da empresa.

É uma ótima saída para quem não quer alugar um ponto comercial e ainda tem a vantagem do baixo custo, além da garantia de um endereço válido permitindo que o CNPJ da empresa esteja regularizado.

Já para uma empresa que é registrada, mas precisa de um endereço para divulgar seus serviços, o ideal é o serviço de endereço comercial.

Onde é permitido usar o endereço da prestadora de serviços para divulgação em cartões de visita, site, etc.

Com ele, o empresário desfruta de uma boa localização, sem preocupações com aluguel de uma sala comercial. Agora que você já sabe a diferença entre endereço fiscal e comercial, que tal saber mais sobre os benefícios?

Benefícios do endereço fiscal e comercial

Além de dar credibilidade para empresa, facilita o contato dos clientes e faz com eles se sintam muitos mais seguros em saber que a empresa tem uma sede.

Com o surgimento de novas formas de trabalho, como os espaços de coworking, o teletrabalho e o crescimento de microempreendedores individuais, uma nova demanda aportou no mercado: o de domicílio fiscal e domicílio comercial no coworking.

Apesar de estarem por muitas vezes interligados, eles tem significado e funções diferentes para o empreendedor e seu negócio.

Existe muita dúvida comum entre quem precisa contratar o serviço saber qual a diferença entre endereço fiscal e endereço comercial, distinguir os conceitos de endereços comercial e fiscal é uma tarefa fácil.

Tudo começa quando se precisar abrir uma empresa e uma das exigências para o registro é o endereço fiscal.

Porém, ele não precisa ser, necessariamente, o mesmo endereço que será divulgado no site, página do Facebook, cartão de visitas e outros materiais de marketing e comunicação – ou seja, o endereço comercial.

Quando uma empresa é criada, uma das exigências é um endereço para registro da empresa, o chamado Endereço Fiscal.

Entretanto, esse endereço não precisa necessariamente ser o mesmo usado comercialmente.

Isto é, o endereço que você deseja utilizar para divulgar em seu website ou cartão de visita, não precisa necessariamente ser o endereço de registro da empresa.

Eis que surge o endereço comercial. Entenda melhor a diferença entre endereço fiscal e endereço comercial:

Endereço fiscal

O endereço fiscal deve, obrigatoriamente, ser informado aos órgãos públicos.

Para tirar um CNPJ, é preciso informar o endereço de um local físico, seguro e compatível com a atividade que se deseja exercer.

Uma vez escolhido o endereço fiscal, ele será a referência em todas as interações realizadas entre a empresa e órgãos municipais, estaduais e federais.

Porém, muitas pessoas não têm um endereço próprio para informar.

Se vive de aluguel, é necessária a autorização do dono do imóvel para tal, o que muitas vezes complica e atrasa o processo.

Endereço comercial

O endereço comercial, como dissemos anteriormente na diferença entre endereço fiscal e endereço comercial, é aquele que a empresa usa para divulgar sua localização.

É comum o desejo por um endereço mais privilegiado, mesmo quando a empresa já tem seu registro em outro logradouro.

Pode não parecer tão importante à primeira vista, mas é essencial quando se pensa em receber clientes. Afinal, um escritório estrategicamente localizado, de fácil acesso e ótima infraestrutura, transmite uma boa imagem profissional.

Além disso, fazemos a recepção de visitantes e o gerenciamento de correspondências e documentos, tudo por um staff preparado para dar o suporte necessário.

O cliente também pode associar este serviço à locação eventual de salas de reunião ou mesa de trabalho, atendimento telefônico ou serviços de secretariado.

Ou seja, tudo para ter um atendimento perfeito, na medida de sua necessidade pra enxergar melhor a diferença entre endereço fiscal e endereço comercial.

Para quem o endereço comercial é indicado?

  • Empresas de qualquer porte
  • Profissionais liberais
  • Colaboradores no regime de home office, teletrabalho ou sem escritório fixo
  • Negócios que demandam muitos visitantes ou de recepção de documentos
  • Profissionais em viagens constantes
  • Períodos de férias ou qualquer outra indisponibilidade de atendimento
  • Empresas estabelecidas fora de sua cidade natal ou na região metropolitana que necessitam de atendimento local
  • Para qualquer empresa que precise de um endereço de divulgação em alguma cidade

Quer entender mais sobre o endereço fiscal? Nós preparamos um guia completo e gratuito para você saber tudo o que é necessário antes de abrir o seu. É só clicar no botão abaixo!

Compartilhe :

Fale com um consultor