Quais são as diferenças entre escritório virtual e coworking?

Diferenças entre escritório virtual e coworking, você sabe quais são? É comum as pessoas ficarem um pouco confusas com os termos, mas iremos lhe ajudar, ok?

Você precisa iniciar um empreendimento de forma profissionalizada, contar com um espaço agradável para receber os clientes e fornecedores, dispor de serviços de telefonia, moto e office boy, internet, estacionamento e um ambiente totalmente seguro sem deixar todo o seu rendimento mensal nesse conjunto de infraestrutura?

Ou necessita apenas de um endereço para fins fiscais e comerciais, com espaço para reuniões, mas sem utilizar necessariamente um ambiente em tempo integral?

Os ambientes profissionais mudaram, tornaram-se mais dinâmicos, com um fluxo diferente de trabalho. As demandas e os processos são mais flexíveis e, nem sempre, o tipo de negócio exige estar em um local fixo.

O espaço de trabalho compartilhado ― coworking ― e o escritório virtual surgem como soluções para tais mudanças.

Neste post, mostraremos quais são as diferenças entre eles, para que você identifique qual se encaixa melhor na sua necessidade! Confira!

O que é Escritório virtual

O escritório virtual é um serviço que oferece ao cliente basicamente atendimento telefônico personalizado, onde é anunciado o nome da empresa do cliente, uso do endereço físico para fins comerciais e fiscais, gerenciamento de recados e das correspondências.

Com o crescimento da demanda, alguns espaços de coworking separaram os serviços de escritório virtual, oferecendo somente o atendimento telefônico ou o uso do endereço para fins fiscais e comerciais.

No caso do DESK Coworking, é oferecido ainda toda a infraestrutura do espaço, como salas de reunião, salas de treinamento, mesmo não sendo uma demanda frequente para o cliente, é sabido que a estrutura do escritório está a sua disposição.

O escritório virtual é um espaço disponibilizado para quem não demanda atendimento constante ao cliente, não precisa ficar o tempo todo no escritório e tem um custo x benefício sensacional.

Como funciona o Escritório Virtual

Após contratação, o cliente recebe um número de telefone fixo, exclusivo para a empresa, onde iremos criar o roteiro de atendimento telefônico para receber as ligações entendendo o negócio do cliente.

De posse dos documentos necessários e contrato assinado, o cliente pode constituir e/ou regularizar a empresa no endereço de localização do DESK Coworking, se assim for a demanda.

Toda comunicação com cliente e realizada através de e-mail e SMS.

O agendamento para uso das salas de reuniões são online e podem ser feitos através da área do cliente no site do DESK Coworking.

Essa prática facilita e dá flexibilidade para nosso cliente alinhar suas reuniões com os demais envolvidos.

Para quem é?

O escritório virtual é voltado para profissionais liberais, empresários, empreendedores, pequenas e médias empresas, etc.

Atende profissionais que não precisam estar presentes todos os dias em seus locais de trabalho, podendo desempenhar a maior parte das atividades por home office, ou então aqueles que executam suas tarefas de trabalho em meio a muitas viagens.

Atende muito bem para quem dificuldades de regularizar ou constituir a empresa em determinado endereço e veem no escritório virtual a solução para esta demanda.

Vantagens e desvantagens

  • Baixo custo;
  • Serviços de telefonia disponíveis;
  • Endereçamento e reendereçamento de correspondências;
  • Trabalho individualizado;
  • Atendimento limitado.

O que é Coworking

O coworking é um ambiente compartilhado entre diversos profissionais de diferentes áreas, que precisam de um espaço profissional para atender seus clientes, sem que, no entanto, tenham que assumir os custos de um escritório individual.

Como funciona o Coworking

São disponibilizadas estações de trabalho compartilhadas com outros profissionais, proporcionando a troca entre áreas diversificadas. Além de ser um ambiente extremamente propício para o desenvolvimento de networking, é um local mais despojado e descontraído.

Para quem é?

O coworking é voltado para aqueles profissionais que estão dispostos a repensar o ambiente de trabalho e que valorizam as trocas entre áreas distintas.

Vantagens e desvantagens

  • Relações de trabalho mais dinâmicas e interativas;
  • Ampliação da rede de contatos;
  • Flexibilidade e facilidade de acesso;
  • Possível dificuldade de concentração no ambiente.

Gostou de saber as diferenças entre escritório virtual e coworking? Então não deixe de curtir a nossa página no Facebook para acompanhar todas as novidades que publicamos!

Compartilhe :

Fale com um consultor