Você quer saber como se tornar um verdadeiro líder?

Você quer saber como ser um líder?

Gerenciar uma equipe, ou seja, uma equipe de pessoas sob sua supervisão, pode ser uma atividade difícil, especialmente se for a primeira vez que você tiver que manter essa posição.

Tornar-se um bom líder do grupo requer algumas habilidades e competências específicas, pois essa atividade é muito diferente daquela que geralmente ocorre sozinha.

Antes de explicar como se tornar um líder de equipe e quais são as características que podem levar você e seu grupo ao sucesso, quero lhe dizer qual é o significado desta definição:

O LÍDER DA EQUIPE É RESPONSÁVEL PELA GESTÃO DE UM GRUPO DE PROFISSIONAIS OU FUNCIONÁRIOS A QUE É CONFIADO.

O líder da equipe é, portanto, um capataz, que não desempenha um papel gerencial específico e não possui um poder licencioso sobre sua equipe, mas é responsável pelo esforço e dedicação em liderar toda uma equipe. .

Por exemplo, no mundo do trabalho, um líder de equipe é o chefe de um departamento da empresa, o supervisor-chefe em um call center, o gerente de projetos etc.

Através da liderança de sua equipe, um líder cuida de todo o gerenciamento de tarefas, fornece as tarefas a serem executadas por seus colaboradores e tenta encontrar a melhor solução que traga maiores vantagens em termos de produção e negócios.

Então, vamos ver juntos como se tornar líder de equipe e quais são as 6 características que o diferenciam de seus colaboradores.

1- Seja justo

Entre as características de ser um líder de equipe, uma das principais é ser justa com os outros membros do grupo.

A justiça, ou seja, colocar todos os membros de sua equipe no mesmo nível é muito importante para torná-los colaborativos entre si e, acima de tudo, para não criar inveja e ciúmes dentro do grupo.

Portanto, mesmo se você valoriza alguns membros mais do que outros, não precisa mostrar preferências. Isso é muito importante para se ter uma equipe de sucesso e para atribuir de maneira correta as várias atividades que o grupo deve realizar em sinergia.

2- Lidere pelo exemplo

ser um líder

Como você costuma ouvir um bom chefe dizer, nesse caso, um bom líder de equipe é alguém capaz de trabalhar em conjunto com seus colaboradores, não apenas de delegar.

Para ser um bom líder de grupo, você precisa trabalhar ao lado dos membros da sua equipe.

Quando você trabalha duro, terá a oportunidade de se tornar uma inspiração para todos os seus colaboradores. Além de dar um exemplo no seu trabalho, você também deve ter cuidado para nunca fofocar sobre seus colegas. É importante saber separar o lado pessoal do profissional nesses momentos.

E se você receber reclamações de um membro da sua equipe para outro, precisará decidir como lidar com o problema e resolver a situação de maneira justa.

3- Assuma as tarefas mais desagradáveis

Ao gerenciar uma equipe, você pode pensar que isso lhe dá a oportunidade de evitar todas as atividades ou situações desagradáveis que você sempre detestou. Na realidade, isso não corresponde ao que um bom líder de equipe deve fazer.

Se você também enfrentar as tarefas mais desagradáveis, seu grupo trabalhará respeitando-o mais e com maior harmonia.

4- Ser um líder significa tomar decisões difíceis

ser um líder

Ser um líder eficiente significa também reconhecer momentos de dificuldade. Quando há um problema, quando um membro não funciona como deveria e diminui a velocidade da equipe, você deve tentar resolver essa situação pensando no bem de todo o grupo.

De fato, mesmo que você não possa demitir alguém pessoalmente (e esse cenário ficou mais comum devido às dificuldades da pandemia), ainda poderá fazer chamadas ou cortes para a equipe com a ajuda do gerente de RH e talvez até incluir um novo funcionário em sua equipe.

Anotações ou lembretes disciplinares podem ser desagradáveis, especialmente se você tiver um relacionamento pessoal com os membros do seu time.

Para fazer uma equipe funcionar bem, no entanto, também existem momentos desagradáveis, como suspensão ou notas disciplinares de um membro.

Pode ser uma decisão difícil, mas se você é um bom líder, sempre deve gerenciar melhor seus problemas.

5- Preste atenção aos direitos do trabalhador se você quer ser um líder

Quando você é um líder de equipe, também deve prestar muita atenção aos direitos do trabalhador e às leis que regem seu trabalho.

Por exemplo, se um membro do seu grupo está esperando um filho e tem direito à maternidade, você deve ajudar na reinserção e não o limitar, por exemplo, dando-lhe tarefas desagradáveis. Isso é realmente contra a lei!

Se uma pessoa deixa uma licença por doença, ela não pode ser punida, mas deve retornar ao trabalho, informando-o sobre o que perdeu no período.

Qualquer que seja o motivo da ausência de um funcionário, se isso for previsto por lei, é necessário se comportar adequadamente, sem penalizá-lo. Isso estimula a equipe a aumentar a sua produtividade.

6- Proporcione um ambiente de trabalho agradável

Estude a possibilidade de migrar com a sua equipe para um coworking. Por quê?

Porque coworkings são espaços preparados para receber profissionais autônomos e equipes de trabalho para atuar em projetos dentro de um ambiente totalmente preparado.

Além dos coworkings oferecerem estrutura pronta com tudo o que é necessário, como internet rápida, mobília, salas de reunião e treinamento, salas privativas e plano de contingência para situações adversas, estimulam a criatividade do trabalhador.

São espaços projetados com esse propósito, para que os profissionais possam estar em contato com pessoas de diferentes áreas e, dessa forma, troquem informações, experiências, de forma a enriquecer suas ideias e projeções para futuros trabalhos.

Se você e sua equipe trabalham atualmente em home office, considere migrar. Trabalhar em casa traz diversos empecilhos que não existem em coworkings, como solidão, fácil distração e uma necessidade muito grande de ter autodisciplina e fazer os próprios horários.

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