Vida pessoal e profissional: como separar os dois durante a pandemia?

Ainda que as atividades comerciais estejam voltando aos poucos, muitas empresas manterão o home office. E neste cenário, como separar a vida pessoal e profissional?

Para as pessoas que manterão esta rotina, é essencial fazer ajustes na rotina, especialmente para quem começou de forma improvisada.

Este é um cuidado que qualquer pessoa que faça home office deva ter, porém, especialmente as que têm crianças em casa. Como muitas escolas ainda não reabriram, as atividades dos filhos também foram readaptadas para o meio virtual.

Assim, os pais precisaram aprender rapidamente a conciliar o trabalho em casa com as rotinas domésticas. E para muitas pessoas, têm sido extremamente cansativo.

Você se identifica com essa situação? Então, acompanhe o nosso post com dicas que preparamos sobre como separar a vida pessoal da profissional. Boa leitura!

1 – Você ainda está trabalhando sem horários fixos? Não é a melhor maneira de separar vida pessoal e profissional

Trabalhar remotamente, seja em um coworking ou em casa, não significa liberdade total para que você trabalhe a hora que quiser. O ideal é que você crie uma rotina semelhante à do seu escritório, para que possa se organizar minimamente.

Claro que, ao trabalhar em casa, você eventualmente poderá abrir exceções, visto que é uma forma mais flexível de trabalho. Mas se o seu objetivo é separar a vida pessoal e profissional, precisa de foco.

Isso significa que, mesmo trabalhando em casa, você deve ter horários de almoço, descanso e pausas ao longo do dia, incluindo finais de semana. Cuidado para não trabalhar em excesso só por estar em casa.

2 – Não fique parado

separar vida pessoal e profissional

Ao ficar em casa, a tendência de se tornar uma pessoa sedentária é ainda maior, especialmente durante a pandemia. Por mais que seja importante ficar em casa durante este período, existem muitas atividades que podem ser feitas dentro de casa.

Praticar atividade física é muito importante para estabelecer um equilíbrio entre o seu corpo físico e mental.

Nos primeiros meses, você pode não sentir a diferença, mas permanecer sedentário em longo prazo pode acarretar diversos problemas para a saúde, incluindo perda de produtividade no seu trabalho!

3 – Alimente-se bem

Quando trabalhamos fora de casa, muitas vezes não temos tempo para preparar refeições saudáveis e, por isso, cedemos à tentação dos fast-foods.

Por outro lado, mesmo quando as pessoas comem em restaurantes, além de não saberem a procedência dos alimentos, gastam muito ao longo do mês. Comer em casa traz três benefícios diretos:

  • Você sabe de onde vem o alimento;
  • Economia mensal é muito maior;
  • Probabilidade maior de se alimentar de forma saudável.

Mas ao adotar o modelo de home office ou trabalho remoto, não há desculpas para não cuidar mais da saúde. Por isso, o ideal é buscar por alternativas mais saudáveis. Você pode preparar refeições aos finais de semana e congelar em pequenas porções para os dias seguintes.

Além disso, crie certos hábitos, como:

  • Separar pelo menos cinco porções de frutas da época para comer ao longo do dia;
  • Lembre-se de se hidratar bem. Deixe uma garrafinha d’água na sua estação de trabalho e tome pelo menos 2 litros por dia.

Pequenos hábitos como esses, além de melhorar muito a sua qualidade de vida, proporcionam um desempenho muito maior no seu trabalho.

4- Desenvolva hábitos saudáveis para o seu dia a dia para separar vida pessoal e profissional

separar vida pessoal e profissional

Um ponto chave para separar a vida pessoal da profissional é identificar os hábitos que o tornam mais produtivo. E o que podemos dizer sobre isso é que não existe receita pronta. Cada pessoa tem a sua própria rotina, e o que funciona para um, pode não funcionar tão bem para outro.

A nossa dica é: faça um teste A/B com você mesmo (a). Acordar com um belo café da manhã reforçado, correr antes de começar a trabalhar ou organizar as tarefas no dia anterior em algum aplicativo ou agenda são hábitos que podem otimizar o seu tempo e torná-lo (a) mais produtivo (a).

Pode ser que você desempenhe melhor o seu trabalho tomando um café da manhã depois de praticar exercícios. Ou então, pode ser que você se dê melhor trabalhando durante à madrugada. Isso só você que poderá definir.

O importante é que, a partir do momento que você identificar quais são esses hábitos, trabalhe com afinco neles para ter um desempenho cada vez melhor, não apenas no seu trabalho, mas também ao separar a vida pessoal da profissional.

5- Até onde é saudável manter um ritmo acelerado no trabalho?

Trabalhar em casa parece cômodo, mas a probabilidade de você se viciar em trabalho é maior. Isso pode gerar sérios problemas para a sua saúde, que vão além do estresse e esgotamento físico/mental.

Pessoas que trabalham mais do que deveriam ficam estressadas, desenvolvem ansiedade e ficam mais propensas a brigar com pessoas próximas.

Insônia, sobrepeso, ansiedade e sedentarismo são outros problemas decorrentes do excesso de trabalho.

Descansar não é apenas um direito, mas uma obrigação de qualquer um. Respeite o seu tempo de descanso! Fazer pausas ao longo do dia, dormir pelo menos 8 horas e se ausentar do trabalho aos finais de semana e feriados são medidas essenciais para que você mantenha o seu bem-estar.

Quando você descansa como deveria, além de ficar mais fácil conciliar a vida pessoal e profissional, o trabalho rende muito mais. Ao reservar os finais de semana para a família e amigos, você vive momentos de lazer e convivência social, essenciais para trazer ânimo e motivação para o dia a dia.

Conclusão

Em suma, conciliar a vida pessoal com a profissional é importante tanto para a sua carreira quanto para manter uma boa relação interpessoal com os seus amigos e família.

Separar a vida pessoal da profissional não é nenhum bicho de sete cabeças. Você só precisa se planejar e saber impor alguns limites no seu dia a dia. Ao atingir esse equilíbrio, será possível viver de forma mais plena, feliz e produtiva.

Aqui no blog da Desk, nós produzimos um guia com 7 ferramentas online que vão ajudar você a manter a organização no trabalho, e você pode conferir aqui.

Já pensou em trabalhar em um ambiente descontraído, com profissionais de diversas áreas e estrutura 100% pronta para executar seus projetos? Converse com a nossa equipe para conhecer nossas soluções!

Compartilhe :

Fale com um consultor