Trabalho: 7 dicas para ser mais produtivo

Quer descobrir algumas dicas para ser mais produtivo e ampliar o seu potencial de trabalho dentro da empresa e fazê-la crescer? Então, leia mais a seguir.

O mundo dos negócios demanda sempre profissionais eficientes e produtivos, sobretudo se você estiver à frente da gerência e cuidando das decisões mais importantes.

Nesse caso, é muito conveniente saber como usar o tempo a seu favor.

Priorize as tarefas mais importantes

Criar listas para as tarefas do dia ajuda na sua organização pessoal.

Se as atividades de um dia em questão forem poucas, você até pode fazê-las mentalmente, mas o ideal é que se adapte a uma rotina de listas em planilhas eletrônicas ou mesmo em folhas de papel.

Liste as tarefas de acordo com as prioridades ou urgência, e sinalize o serviço como concluído na sua relação, à medida que as atividades forem realizadas.

Trabalhe em uma tarefa por vez

Fazer diversas tarefas ao mesmo tempo pode lhe dar a impressão de que está sendo muito mais produtivo.

Todavia, o cérebro trabalha melhor quando está concentrado em apenas uma coisa por fazer, e essa será com certeza mais bem feita, nesse caso.

Mantenha-se focado em apenas uma tarefa, insistindo nela até terminar, sem desviar a atenção para outras questões.

Planeje o futuro

Aproveitando o novo hábito de fazer listas, faça uma dessas, desde hoje, para o dia seguinte.

Isso pode se tornar uma rotina bastante perspicaz, porque você já pode distinguir com certa antecedência as tarefas que ficaram pendentes e tudo aquilo que será prioridade para o dia seguinte, bastando um replanejamento rápido das preferências diante de qualquer evento que seja inesperado.

Na verdade, seria ainda mais interessante que você fizesse um planejamento semanal, destacando as tarefas de rotina, como leitura de e-mails e arrumação da mesa de trabalho, por exemplo, das outras que sejam singularidades do dia, o que vai deixá-lo mais preparado para enfrentar a sua sequência de atividades.

Faça pausas

Pode parecer estranho que um break time possa aumentar a produtividade, ao invés de se esforçar para trabalhar mais e mais.

Porém, fazer algumas pausas, ainda que curtas, ao longo do dia, é conveniente para limpar a mente, relaxar o corpo e aliviar o estresse e as tensões.

Trabalhar sem parar, lendo papéis ou em frente ao computador, faz com que inevitavelmente o ritmo e a produtividade caiam.

Evite distrações

Esforce-se para focar no trabalho ao longo do expediente, a não ser nos momentos de pausas, quando poderá descansar e fazer outras atividades de lazer de curto prazo.

No entanto, ao se deparar com prazos e metas a cumprir, não navegue nas redes sociais, não se deixe levar pelos joguinhos de celular e computador, não fique entrando a todo instante nas suas contas de e-mail, não leia a todo instante as notícias de revistas, jornais e portais da internet.

Se essas e outras atividades fazem muita falta para você, estabeleça horários para que elas façam parte da sua vida sem atrapalhar a sua produtividade.

Beba água regularmente

Quando o corpo está hidratado, os sistemas do seu organismo operam melhor, o cérebro fica mais potente e, com isso, o seu raciocínio e os pensamentos serão mais ativos.

Prefira a ingestão de vários copos ao longo do dia a beber muito café ou energéticos.

Organize o seu ambiente de trabalho

Conservar a sua mesa de trabalho, as gavetas, pastas e armários em ordem, sabendo onde estão os documentos e papéis que vai utilizar, poupa tempo que perderia buscando objetos perdidos temporariamente.

O mesmo vale para os arquivos no seu computador ou tablet.

Organizar-se significa não perder tempo à toa.

Se você prestar atenção nessas dicas, com certeza a sua produtividade vai aumentar bastante.

Você tem mais alguma dica que aplica no seu dia a dia para ser mais produtivo? Compartilhe com a gente!


Compartilhe :

Fale com um consultor