Como diminuir o tamanho de arquivos de vídeo

Se você acabou de criar um vídeo incrível e quer compartilhar ele com alguém, seja um amigo, cliente ou colega de trabalho, talvez aconteça de você tentar enviar o vídeo por e-mail e imediatamente surgir a mensagem “o tamanho do arquivo é muito grande”, irritante, não é? 

Por isso, às vezes é necessário comprimir o tamanho do vídeo ou reduzir a qualidade do vídeo, o que também deixa o vídeo mais leve para quem for recebê-lo baixar. 

A não ser que você precise de um vídeo com a maior resolução possível, fazer vídeos menores e mais compactos é mais fácil tanto para quem o manda quanto para quem recebe.

Além disso, comprimir o vídeo vai aumentar drasticamente a rapidez do processo de criação e edição dele, já que você não vai precisar trabalhar com arquivos grandes e pesados.

Mas como comprimir seus vídeos e diminuir o tamanho dos arquivos com facilidade? 

Existem duas formas que você pode usar para compactar os vídeos sem perder a qualidade e sem usar programas externos.

A primeira é cortando o vídeo, deixando-o mais curto.

Você pode cortar uma parte do começo e uma do final, mas isso nem sempre é viável, pois uma parte do conteúdo vai se perder no processo.

O segundo método é removendo o áudio do vídeo. 

Em muitos vídeos, o áudio é essencial para a compreensão do conteúdo, seja por músicas, efeitos sonoros ou narrações, porém se o áudio é desnecessário, você pode removê-lo.

Isso vai diminuir o peso e o tamanho do arquivo sem tirar sua qualidade.

Sem contar com essas opções, vamos ensinar aqui como diminuir o tamanho e a resolução do seu vídeo.

Reduzir a resolução do vídeo

A resolução se refere ao número de pixels do vídeo, quanto maior a resolução, maior a qualidade do vídeo, mas também é maior o peso do arquivo.

Por isso, essa é uma das formas mais efetivas de se comprimir um vídeo. 

Geralmente vídeos em HD são no formato 1920 x 1080 pixels.

Para comprimir o vídeo, você pode mudar para 1280 x 720p ou 854 x 480p.

Mudar a resolução para fazer o vídeo ficar menor não vai mudar muito a experiência de quem o vê, aliás você pode até mesmo diminuir para 640 x 360p se necessário.

Se o seu vídeo for muito pesado por gráficos ou animações, é recomendado que você não abaixe a resolução para menos de 480p. 

Como compactar seu vídeo usando Movavi Video Converter

Movavi Video Converter é um programa completo e altamente recomendado para iniciantes e profissionais. Segue o passo a passo de como compactar seus vídeos no programa: 

  1. Baixe e instale o Movavi Video Converter 
  2. Clique em adicionar mídia e selecione seu vídeo, você também pode adicionar mais de um arquivo de vídeo
  3. Escolha suas pré-definições e configurações de vídeo. Clique em vídeo para ver a lista de formatos. Se você quer mudar também os parâmetros do vídeo, você pode configurar áudio, resolução, frames, etc. Se você quer que o vídeo seja reproduzido pelo celular, clique em dispositivos e selecione as predefinições apropriadas. 
  4. Selecione o tamanho e a qualidade do vídeo
  5. Escolha a pasta em que o arquivo vai ser salvo e comece a conversão. Todos os arquivos ficam salvos na pasta “Movavi Library” 

Para começar outro processo de conversão, clique no botão de conversão no canto inferior direito da janela do programa, depois que a conversão estiver pronta, o vídeo convertido abrirá automaticamente, a não ser que você desative essa opção nas configurações do programa.

Além de diminuir o tamanho dos arquivos de vídeo para que eles ocupem menos espaço no seu computador ou celular, com o Movavi Video Converter você também pode mudar o formato ou a resolução do vídeo, tornando-o ainda mais leve e compacto.

O site do Movavi Video Converter contém inúmeros tutoriais detalhados sobre como usar todas as ferramentas e funções do programa. Se você ainda estiver com dúvidas, o site também explica passo a passo como diminuir o tamanho de um video.

Como compactar seu vídeo usando VLC Player

ferramenta de diminuir video

O VLC Player é um dos programas mais populares de edição e visualização de mídias, e é uma ótima escolha se você precisa compactar seus vídeos.

Segue o passo a passo de como usar essa ferramenta:

  1. baixe o VLC, instale e abra o programa
  2. Clique em Mídia > Converter/ Salvar
  3. Clique em adicionar e selecione seu arquivo, você também pode selecionar vários de uma vez
  4. Clique em Converter/ Salvar para ver as opções de conversão e selecione a mais adequada para você
  5. Clique em salvar e selecione onde o arquivo será salvo

Conclusões

Apesar de parecer complicado, com o avanço da tecnologia diminuir o tamanho, compactar e tornar seus vídeos mais leves tornou-se fácil hoje em dia.

Temos à nossa disposição programas de edição fáceis, intuitivos e completos para nos ajudar nessa tarefa.

Gostou do tutorial? Tem algum método ou programa de compressão de vídeo para compartilhar? Deixe um comentário!

Compartilhe :

Fale com um consultor