As 3 maiores dificuldades do home office que ninguém contou a você

Mesmo antes da pandemia causada pela Covid-19, trabalhar em um escritório em home office já era uma tendência.

Agora, com a situação atual que vivemos, ficou ainda mais evidenciado que o futuro tende ao trabalho remoto. 

Da noite para o dia, milhares de empresas em todo o mundo precisaram se adaptar a essa nova realidade.

Trabalhar em um escritório em home office parece interessante em um primeiro momento, mas a verdade é que existem pelo menos 3 grandes problemas que ninguém contou a você sobre trabalhar em casa.

Lembrando que teletrabalho não é sinônimo de home office. Teletrabalho significa trabalhar à distância, o que também pode ser feito em casa, ou então em um coworking.

Neste post, vamos discutir um pouco sobre as principais dificuldades que você também pode estar enfrentando em um escritório em home office. Confira abaixo!

1- Escritório em home office dificulta o “desligamento” do horário de trabalho

Quando fazemos home office, pode ser mais difícil se desligar do ambiente de trabalho. Separar a vida pessoal da profissional é um desafio e tanto.

Um dos motivos pelos quais isso pode acontecer é pelo fato de os dois ambientes se misturarem e, assim, fica mais difícil para que nosso cérebro determine o que é ambiente de trabalho e o que é de descanso. 

Criar uma “programação” para que o cérebro se desligue do trabalho quando o ambiente não é propício a isso não é nada fácil.

É por isso que quem trabalha em home office, geralmente trabalha mais tempo do que deveria.

Uma ótima solução para este problema é trabalhar em um coworking – espaços compartilhados de trabalho que são projetados exclusivamente para estimular um profissional a trabalhar com criatividade, alta produtividade e tranquilidade, mas que, ao mesmo tempo, facilita para a pessoa o controle do horário de trabalho.

2- O isolamento social é um dos problemas mais sérios enfrentados por quem trabalha em escritório em home office

escritório em home office

Trabalhar em um escritório em home office implica outro grande problema: o isolamento social.

Desde o início da pandemia, em janeiro de 2020, as pessoas foram forçadas a ficar em casa e abdicar da vida social.

Estudos recentes comprovam que o isolamento social neste grau faz muito mal à saúde mental. E para piorar, muitos profissionais sequer tiveram opção desde que as empresas migraram para o teletrabalho.

Ou seja, o único momento no dia em que o profissional poderia interagir de forma mais humana com outras pessoas, já não existe mais.

Obviamente, os efeitos negativos não se estendem apenas à saúde mental, mas também à vida profissional, como queda na produtividade.

Claro que, graças à tecnologia, as pessoas puderam se aproximar, utilizando ferramentas como o Zoom, Google Meet, Skype, dentre outras.

Mas convenhamos que conversar por câmera não é a mesma coisa que estar ao lado das pessoas.

Mais uma vez, uma boa solução para este problema é buscar por escritórios compartilhados em coworkings. Claro, desde que as regras sejam respeitadas, como manter um distanciamento mínimo de 1 a 2 metros, usar máscaras e higienizar as mãos.

Aqui na Desk Coworking, respeitamos todos os protocolos de segurança para evitar a disseminação do vírus. Você pode clicar aqui para conhecer nossos serviços!

3- Se você não está acostumado(a) a trabalhar em casa, sua produtividade provavelmente vai cair

Se você nunca teve a experiência de trabalhar em um escritório em home office, é provável que a sua produtividade caia.

Mas não se desespere, isso é completamente normal. Muitos especialistas dizem que profissionais sem experiência em teletrabalho tendem a diminuir a produtividade quando estão longe da equipe e de seus gestores.

O trabalho à distância pode trazer diversos benefícios para a vida pessoal e profissional de uma pessoa, mas o problema da queda de produtividade é um dos maiores obstáculos a serem superados.

As empresas estão ficando mais flexíveis neste momento, e alguns profissionais já podem comparecer à empresa.

Mesmo assim, se você ainda não pode retornar ao escritório, a solução do coworking é a ideal para você.

Dentro de um escritório compartilhado, é possível trabalhar em conjunto com outras pessoas, sendo elas da sua área ou não. Inclusive, você pode combinar de trabalhar com os seus colegas de trabalho em espaços compartilhados, como cafés ou coworkings.

Lembrando sempre da importância de se respeitar as regras de convívio para evitar o contágio da Covid-19, ok?

Conclusão sobre escritório em home office

escritório em home office

Trabalhar em um escritório em home office tem muitas vantagens, mas como tudo na vida, também tem suas desvantagens.

Por isso, nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Uma das melhores formas de estabelecer um equilíbrio no seu dia a dia é trabalhar de forma híbrida, isso é, parte dele pode ser feita no escritório tradicional, parte em casa, ou de preferência em coworkings.

Podendo frequentar espaços compartilhados com outros profissionais, é notório em pouquíssimo tempo o sentimento de flexibilidade e liberdade, já que você pode determinar o seu horário de trabalho. 

Somos seres humanos e precisamos desse contato com outras pessoas. Trabalhar em ambientes como coworkings traz, de certa forma, o acolhimento, além de tornar mais fácil a separação entre vida pessoal e profissional.

Se você se sente improdutivo(a), além da dificuldade em separar os dois ambientes, experimente trabalhar na Desk Coworking!

Nosso espaço foi planejado pensando exatamente nos profissionais que querem ter mais liberdade, flexibilidade, networking, e que precisam separar o ambiente de trabalho do doméstico.

Gostaria de conhecer as nossas soluções? Entre em contato com a nossa equipe clicando aqui. Será um prazer atendê-lo!

Compartilhe :

Fale com um consultor