6 dicas para aumentar sua produtividade no escritório virtual

Aumentar a produtividade no escritório virtual é um grande desafio. Gerir o tempo e organizar as tarefas diárias é tarefa árdua e constante para quem trabalha sozinho, não é mesmo?

A sensação de liberdade acaba, muitas vezes, sendo confundida com o sentimento de que se pode fazer o que bem entender a qualquer momento, já que não existe a figura do chefe cobrando prazos e entregas.

Contudo, para conseguir ter sucesso na vida de empreendedor individual é preciso manter uma produtividade alta, gerar resultados efetivos e construir sua carreira de forma sólida e muito bem organizada.

Optar pelo escritório virtual em vez de um home office já é um grande passo rumo à otimização da produtividade, já que se elimina as distrações domésticas, passando a focar totalmente no trabalho.

Mas no escritório virtual, assim como em praticamente qualquer ambiente de trabalho, você também estará sujeito a uma série de outras distrações, certo?

Pois foi pensando nisso que resolvemos dar, hoje, algumas dicas sobre como eliminar esses empecilhos para manter a atenção no que realmente importa: seus negócios e resultados!

Então confira:

Faça pausas curtas durante o dia

Ninguém consegue passar 8, 10 ou até 12 horas trabalhando incessantemente por dia sem perder clareza de pensamento e agilidade nos processos.

É física e psicologicamente impossível!

Como o cérebro precisa de pausas constantes para não se sentir cansado, faça intervalos de 10 minutos a cada hora de trabalho ou de 15 minutinhos no meio da manhã e da tarde para recompor as energias e esfriar a cabeça.

Aproveite para tomar um café e espairecer.

Crie uma lista de tarefas

Aumentar a produtividade tem tudo a ver com as próprias atividades que você realiza.

Listar os afazeres diários, ordenando-os de acordo com prioridades, por exemplo, facilita sua vida desde o primeiro minuto do dia até o desligamento do computador.

Por isso, trate de fazer esse planejamento sempre no dia anterior, para que nada acabe escapando da memória durante a noite.

Evite a nociva procrastinação

Pode até ser que a tarefa não seja urgente, mas se não for resolvida agora, pode acabar acumulando com outras atividades.

Aí, quando menos espera, você já está totalmente sobrecarregado, estressado e, muito provavelmente, até atrasado.

Por isso, tenha sempre em mente que deixar para depois nada mais é que uma ilusão temporária, cujas consequências logo virão.

Portanto, elimine esse mau hábito da sua vida desde já!

Resista ao almoço prolongado

Uma hora de almoço parece pouco, mas se você quer manter a produtividade, não se deixe levar por almoços prolongados, que em nada contribuem para os resultados do seu empreendimento.

O foco desse intervalo um pouco maior é fazer uma boa refeição e desanuviar o pensamento para voltar ao trabalho com força total.

Fora isso, deixe para depois do expediente.

Use a tecnologia a favor da produtividade

Como a tecnologia foi criada exatamente para facilitar o nosso dia a dia, por que não aproveitá-la para melhorar a produtividade no escritório virtual?

Se já existem centenas de aplicativos que podem otimizar seu desempenho no trabalho, aproveite-os!

É o caso do Evernote, que possibilita manter e compartilhar anotações, do Brewster, para gerenciar seus contatos e clientes, do Feedly, para concentrar as notícias mais importantes, e do Asana, para realizar trabalhos em equipe remotamente. Definitivamente vale a pena fazer o teste!

Mantenha sua qualidade de vida

Para manter sua produtividade é preciso, acima de tudo, equilibrar a vida profissional e a pessoal, mantendo um horário fixo de trabalho para aproveitar os demais momentos para passear com a família, encontrar com os amigos e realizar atividades prazerosas.

A relação é super simples e óbvia: quanto mais descansado e feliz você estiver, mais produtivo será.

Agora comente aqui e nos conte como anda sua produtividade no escritório virtual!

Qual das nossas dicas chamou mais sua atenção e será mais útil no seu dia a dia?

Compartilhe suas impressões e experiências conosco e participe da conversa!

Compartilhe :

Fale com um consultor