Vale a pena utilizar coworkings como espaço para eventos?

Todos nós já sabemos que os coworkings são espaços excelentes para promover o networking, a produtividade e a criatividade no trabalho. O que você talvez não saiba é que um coworking é também um excelente espaço para eventos.

Sim, o coworking é um excelente ambiente para ser usado como espaço para eventos! Seja para o lançamento de produtos, palestras motivacionais ou até autoconhecimento, um coworking pode ser o espaço ideal para que você tire um projeto do papel.

Coworkings são espaços preparados para esse tipo de evento. Inclusive, seu evento pode contar com transmissão online, para que você atinja públicos de diversas localidades. É uma excelente oportunidade para expandir a sua marca no mercado.

Mas caso você queira transmitir online, considere a possibilidade de utilizar um software de gestão de eventos. Ele pode ser muito útil para ajudar você a se organizar e a compartilhar o seu conteúdo nos canais adequados!

Você gostaria de saber mais sobre os benefícios de se utilizar um coworking como espaço para eventos? Então vem com a gente e acompanhe o post a seguir!

Por que utilizar um coworking como espaço para eventos?

Promover um evento envolve muita preparação. É necessário conhecer muito bem o público e o local onde será realizado tal evento. Se você já conhece um coworking, e sabe quem é o público que frequenta o local, metade do trabalho está feito. 

Talvez a maior vantagem ao promover um evento dentro de um coworking seja o fato de que geralmente este público já está mais receptivo e tem um potencial maior para determinados eventos, especialmente aqueles que visam ampliar conhecimentos em diferentes áreas ou até mostrar as tendências do mercado.

Resumidamente, os eventos que têm como objetivo apresentar temas relacionados ao mercado de trabalho, tendem a aproximar mais o público que frequenta um coworking.

Além disso, não podemos nos esquecer que um coworking é uma excelente pedida de espaço para eventos, já que tem toda a estrutura pronta:

  • Em geral, os prédios são bem localizados;
  • Contam com uma estrutura completa;
  • Promove networking entre os frequentadores;
  • O público já conhece o local e provavelmente terá mais afinidade com o evento;
  • Fortalece a marca de quem faz um evento nesse tipo de ambiente.

Tenho o meu próprio negócio e gostaria de utilizar um coworking como espaço de eventos, mas não sei por onde começar

espaço para eventos

A primeira coisa a se fazer, caso você esteja pensando em promover um evento, é ter calma. Mesmo que você não seja um especialista em promover eventos, há uma forma segura de se fazer isso.

Primeiro, pense nas suas próprias qualidades. Se você já tem expertise em alguma área, será muito mais fácil utilizar um coworking como espaço de eventos. Isso porque você só precisa falar com o público e compartilhar o conhecimento já adquirido ao longo da sua vida.

Se você não sabe como organizar um evento, não se desespere. É para isso que servem as mídias e redes sociais. Canais como o Facebook, Instagram e YouTube são excelentes ferramentas para divulgação. E, em último caso, não se esqueça do famoso boca a boca, que sempre funcionou!

É claro que não é tão simples como parece. É importante saber utilizar esse tipo de ferramenta e manter uma comunicação adequada com o seu público. Mas se as pessoas certas estiverem por trás do seu plano estratégico, em pouco tempo reunirá uma grande quantidade de interessados.

Já sabe qual será o tipo de evento realizado no coworking?

Agora que você já se decidiu por utilizar um coworking como espaço para eventos, está na hora de escolher o formato. Sim, existem vários: workshops, roda de conversas, palestras, meetup, dentre outros. Para você poder decidir melhor, vamos resumir o que significa cada um!

Meetup: meetups são reuniões informais, onde os participantes geralmente ficam de pé trocando informações e apresentando projetos. É uma excelente forma de aumentar o networking.

Workshops: os workshops são muito interativos, e fazem todos os participantes participarem do que está acontecendo. É excelente para aumentar o networking e contribuir com experiências de projetos.

Roda de conversa: como o nome diz, as pessoas geralmente ficam em uma roda onde um mediador propõe o tema a ser discutido. O interessante é variar a temática, para que todos os participantes possam participar e colaborar de alguma forma com as suas próprias experiências e ideias.

Palestras: neste formato de evento, há menos interação, e apenas o palestrante fala (antes de abrir as perguntas ao público). A ideia é levar ao público assuntos de interesse para que a conversa seja aprofundada acerca de determinado assunto.

Estes não são os únicos formatos de eventos realizados em coworkings, mas são os principais. Se você conhece algum outro formato, ou tem uma sugestão nova, aproveite para contribuir no seu comentário após terminar este artigo!

Então vale a pena escolher um coworking?

espaço para eventos

Os espaços de coworking são muito colaborativos. Além de estimularem a criatividade e o networking, estimulam também o trabalho em equipe. 

Desse modo, por terem um ambiente mais favorável ao desenvolvimento de ideias e novos projetos, é o espaço de eventos ideal para que você coloque a sua marca no mercado, uma vez que o nicho já está segmentado.

E como dissemos anteriormente, os espaços são preparados para esse tipo de evento. Você não precisará se preocupar com o aluguel de um espaço físico, muito menos com a contratação de empresas que preparem o ambiente com tudo o que é necessário para um evento.

Além de ser mais barato e mais prático em um coworking, o seu público já está lá. Já é meio caminho andado.

E se você ainda não tem certeza sobre o que gostaria de apresentar e como fazer isso,  alguns coworkings oferecem conteúdos. Assim, você pode escolher dentre várias possibilidades para preparar o seu próprio evento.

Gostou da ideia de utilizar um coworking como espaço para eventos? Nós lançaremos em breve um conteúdo voltado especificamente para quem quer produzir o próprio evento em 7 passos simples. Fique de olho aqui nas novidades do blog da Desk!

Venha tomar um café e conhecer a Desk Coworking! Quem sabe você não seja o próximo palestrante aqui?

Compartilhe :

Fale com um consultor