Por que a gestão do tempo é tão importante num ambiente de coworking?

Com as rotinas pessoais e profissionais cada vez mais intensas, a maior reclamação que ouvimos é “não tenho tempo” ou “nunca consigo fazer tudo o que preciso”. Num ambiente de coworking, além de refletir nos seus resultados, uma má gestão de tempo pode acabar influenciando as outras pessoas que trabalham ali.
Neste post, vamos falar sobre a importância de saber gerir seu tempo num ambiente de coworking da melhor forma e, assim, otimizar seu trabalho, aumentar a produtividade e melhorar sua qualidade de vida pessoal e profissional. A ideia aqui é citar algumas estratégias simples que podem ser adotadas no dia a dia e que vão te ajudar a ganhar tempo. Continue acompanhando e descubra!

Por que a gestão do tempo é importante num ambiente de coworking?

A gestão do tempo é fundamental para melhorar nossa qualidade de vida, principalmente quando estamos em um ambiente de coworking, onde há o compartilhamento de espaço e recursos por pessoas que não trabalham necessariamente na mesma empresa ou na mesma área.
Sendo assim, você precisa otimizar ao máximo seu tempo, para não desperdiçá-lo executando tarefas que poderiam ter sido evitadas com um pouco mais de organização e, claro, com o planejamento correto.

Como otimizar minha gestão de tempo?

Crie um planejamento

Especialistas afirmam que a falta de tempo é consequência da falta de planejamento das atividades. Por isso, é fundamental separar um tempo, normalmente no início da semana para planejar tudo o que deve ser realizado, quais as prioridades e recursos necessários.
Ter uma agenda, física ou eletrônica, para anotar os compromissos é um item fundamental para ajudar nesse planejamento. Com ela, você otimiza seu tempo livre, concilia as datas de eventos e reuniões e consegue ganhar mais horas livres.

Seja organizado nos ambientes de coworking

A organização é outro item fundamental, principalmente quando falamos em ambientes de coworking, por isso, mantenha sempre a limpeza e organização dos materiais, otimizando o tempo na busca por relatórios ou outros itens importantes para desenvolvimento do trabalho.
Quando falamos em organização, pensamos logo nos itens físicos, mas nos esquecemos da quantidade enorme de arquivos que acumulamos nos computadores. Por isso, pastas e documentos devem ser organizados também, de modo a facilitar a localização. É importante criar padrões de escrita, separação por assunto, item ou outro marcador adequado.

Defina as prioridades

Saber definir as atividades que são prioritárias em suas demandas é outra tarefa fundamental que irá te ajudar a gerir melhor seu tempo. As coisas importantes nem sempre são prioritárias e isso significa dizer que nem sempre as atividades com prazos curtos têm mais importância no todo.
O ideal é você entender qual o foco daquele momento. Se lá no planejamento você definiu as atividades da semana, liste as prioridades e organize sua agenda com base nisso.

Faça uso da tecnologia para gestão do tempo

Existem muitos programas de gerenciamento do tempo que ajudam as pessoas a otimizar a realização de suas obrigações e tarefas, principalmente nos ambientes de trabalho mais descontraídos e informais, como os coworking.
Estão disponíveis no mercado aplicativos, planilhas e outros programas que ajudam na organização das atividades, conforme prioridades. Esquemas de desenho dos processos de trabalho também costumam ajudar muito quem deseja otimizar seu tempo e aumentar sua produtividade.
É importante ter em mente sempre o uso de um método e, com base nisso, implementar estratégias para atingir o resultado satisfatório. Assim, é possível fazer o que foi planejado sempre de maneira flexível, adequando esse plano às necessidades que surgem.
Esperamos que esse texto tenha te ajudado a otimizar a gestão do tempo nos ambientes de coworking. Comente abaixo suas impressões, e se quiser saber mais sobre como o coworking pode te ajudar a empreender, clique aqui.

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