A importância da ergonomia no ambiente de trabalho

Muito tem se falado a respeito da ergonomia no ambiente de trabalho e a necessidade de se garantir a qualidade de vida durante a jornada de trabalho, situação que a maioria dos profissionais buscam em suas carreiras, pois além de contribuir com a motivação de cada um, ajuda também no aumento da produtividade e satisfação com o cargo que ocupa.

Questões relativas a ergonomia no ambiente de trabalho têm sido debatidas pelas empresas e são consideradas um diferencial para muitos empreendedores que estão montando um escritório ou em busca de um espaço de coworking.

Hoje, os investimentos em ergonomia, com a garantia de condições adequadas para o melhor desenvolvimento e execução das atividades, ajudam no fortalecimento de uma boa imagem institucional, além de contribuir com a melhora na segurança e na saúde dos trabalhadores.

No artigo de hoje, falaremos sobre a importância da ergonomia no ambiente de trabalho! Confira!

Planejamento do espaço

Os escritórios são ambientes onde o trabalhador passa grande parte dos seus dias, por isso, fique atento ao planejamento dessa área.

O ideal é contar com a ajuda de um profissional qualificado, como um arquiteto ou um design de interiores, que criarão um projeto visando o conforto e bem-estar dos profissionais de maneira personalizada.

Na fase de criação do projeto, o usuário do escritório deve ficar atento a itens relativos ao conforto e a segurança dos colaboradores, e até para o tipo de imagem que você pretende passar.

Podemos citar como exemplos: o uso de móveis claros e coloridos, que passa um ar despojado.

Já a escolha de materiais de madeira escura passa mais seriedade.

As cadeiras maiores e com muitas possibilidades de ajustes mostram uma hierarquia maior nas funções.

Entenda também como bem estar influencia na criatividade das pessoas.

Adequação às normas ergonômicas

Questões referentes ao funcionamento do corpo humano no ambiente de trabalho são estudados pela Ergonomia, que atua em áreas como a formação e organização dos ambientes e equipamentos de trabalho.

Por se tratar de uma norma regulamentadora, estabelecida pelo Ministério do Trabalho, a NR17, a ergonomia dentro dos ambientes corporativos deve ser levada em consideração.

A escolha do mobiliário correto e o posicionamento dos equipamentos de trabalho adequadamente ajudam a garantir uma melhor postura corporal.

De acordo com alguns critérios apontados pela norma, a adequação do posto de trabalho para função sentada ou de pé é fundamental.

Aqui entram também itens como altura das bancadas, espaço das mesas, características da superfície, assentos confortáveis, entre outros itens.

Você deve ficar atento a todas essas questões na busca por um escritório de qualidade e que garanta a satisfação dos profissionais.

Benefícios da ergonomia no ambiente de trabalho

Inúmeros benefícios podem ser citados quando há investimento em questões ergonômicas dentro de um escritório.

Dentre as melhorias para a saúde do colaborador, podemos citar a diminuição das lesões por esforço repetitivo, a melhora na postura corporal, redução dos índices de afastamentos médicos e gastos com medicamentos.

Um funcionário saudável, motivado e produtivo, impactará de maneira direta também no faturamento dos negócios.

Caso você seja um profissional independente e não tenha condições de fazer grandes investimentos em equipamentos ergonômicos, uma tendência atual são os escritórios compartilhados, que oferecem toda a estrutura necessária para o desenvolvimento do trabalho, sem a necessidade de investir tão pesado quanto seria se você tivesse um local próprio.

Quer saber mais sobre ergonomia no ambiente de trabalho, escolha ideal do escritório, espaços de trabalho compartilhado e muito mais?

Compartilhe :

Fale com um consultor