Como usar um escritório de coworking

O que é coworking e porque eu deveria ter meu escritório em um deve ser um questionamento que deve circular na sua cabeça a todo momento, não é mesmo? 

Porque este termo está tão em alta? De onde surgiu e porque as pessoas estão adotando esse modelo? 

O 1° coworking foi criado em 2005 em um loft em São Francisco nos Estados Unidos.

Coworking

Brad Neuberg estava cansado do seu atual modelo de trabalho e resolveu mudar de vida, provavelmente como você, e criou este espaço onde recebia profissionais de todos os lugares com a finalidade de troca de idéias e desenvolver trabalhos colaborativos.

O nome já diz muito sobre qual o maior efeito que estes espaços produzem para o seu início de empreendimento, que é a oportunidade de não estar sozinho talvez no  momento mais difícil de sua carreira.

Vamos lhe mostrar mais. Neste artigo você vai sim, conseguir entender melhor sobre o que é coworking e porque você deveria ter seu escritório em um.

O que é coworking: conceito e ambiente de trabalho?

Coworkings são espaços de trabalho criados para incentivar empreendedores ou pessoas que trabalham em suas casas (home office) a irem para escritórios compartilhados, participando de ambientes mais interativos, incentivando troca de ideias e networking pessoal.

Por ser um espaço que fornece este tipo de experiência, empreendedores, nômades digitais e pessoas que fazem home office o procuram como uma alternativa de trabalhar em um ambiente externo, muitas das vezes para fugir da “bolha” que é o trabalho em casa.

O que é coworking

Assim, reforça o conceito de coworking e se cria uma maior oportunidade tanto para geração de negócios como um exercício de sair de casa e ver o mundo, falar com pessoas e talvez falar mais sobre seus sonhos e desafios.

A vida de um empreendedor nômade ou que trabalha em casa, muita das vezes, é solitária. E aproveitando, gostaria de deixar uma reflexão para você antes de avançarmos no artigo: Quantas vezes você fala com outras pessoas sobre o seu negócio? 

Você pode utilizar espaços de co working para fazer brainstorming com outras pessoas, pode discutir sobre quais os caminhos que você pode seguir e enxergar as oportunidades que são infinitas.

Por isso vou listar para você 05 situações que você costuma encontrar em um coworking:

  1. As pessoas no ambiente estão mais propensas a troca de idéias e criar um networking no local (Seja a pessoa que procure essas trocas de idéias e queira se enturmar)
  2. Os ambientes são interativos e abertos (quer trabalhar em uma sala fechada e não quer ver outras pessoas? Alugue seu próprio escritório.)
  3. Mas têm salas privativas também (Pintou uma reunião com cliente e não quer marcar em uma cafeteria? Você pode utilizar uma sala de reunião em algum coworking)
  4. Fale sobre seu negócio (Faça de lá um ambiente que ninguém é seu chefe e que todos possam ser seu sócio)
  5. Compartilhe (Compartilhar conhecimento é uma ótima forma de você aprender cada vez mais e isso é muito válido em coworkings)

Ainda está com dúvida sobre o que é Coworking?

Vamos trazer ainda neste texto um dos maiores benefícios que acredito ser oferecido por estes espaços de trabalho.

Afinal, qual o significado do coworking? 

Trabalhar em coworkings significa sim uma forma de você economizar e MUITO.

Estes espaços podem trazer pra você aquele alívio financeiro reduzindo custos estruturais. 

Em curtas palavras poderia responder essa pergunta assim: ECONOMIA

O que acontece geralmente são empreendedores que tomam decisões grande parte das vezes, baseadas em EGO:

“Quero ter meu escritório próprio” e “não quero que ninguém saiba o que estou fazendo”.

Tudo bem, ninguém quer te discriminar por isso.

Mas entenda que você como um empreendedor precisa se preocupar com uma conta muito simples: Custo – Lucro

Custo não precisamos nem falar. E não só custo envolvendo dinheiro, falamos de toda cadeia de custo que envolve: Energia, intelectual, dinheiro e o principal de todos tempo

Qual você acha que é uma melhor alternativa em curto prazo?

Montar um escritório do 0 ou aproveitar um espaço todo preparado para receber você e qualquer que seja a demanda?

Essa reflexão pode ser o ponto crucial do seu sucesso. Fugindo de imobiliárias e contratos de longo prazo que podem te custar muito caro.

É uma preocupação sim que você deve ter principalmente no início de empreendimento.

Reduzir custos e aumentar seu lucro. Tudo isso em um espaço de colaboração e networking. Acredito que agora você entende mais sobre  o que é coworking.

Entendi, mas eu não economizo mais fazendo um Home Office?

Seria muita insolência falar que um Home Office não é mais econômico. Como falar que viver viajando não agrega mais sua visão de mundo e aprendizado.

É claro que é mais econômico. Você elimina vários custos como: Transporte, aluguel de espaço, alimentação e por aí segue a lista.

Mas trago mais uma reflexão: O quanto você quer incubar seu negócio? 

Grandes pensadores contemporâneos que estudam e falam sobre o tema, trazem a colaboração, pessoas multidisciplinares e todo um processo de empatia como a forma de você alavancar e ter sucesso com sua empresa. 

Porque você perderia a chance de experimentar trabalhar em um coworking e possivelmente conhecer negócios com sinergia ao seu?

É muito mais no âmbito de criar um ambiente propício para o empreendedorismo do que considerar um custo de locação ou outro.

O valor de uma diária de coworking é irrisória próxima do custo fixo de alugar um escritório em qualquer que seja a região.

E pela crescente do modelo de espaços de coworking temos espalhados nos principais estados do Brasil com maior concentração em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo horizonte.

O que é um Escritório Virtual? 

Alguns coworkings adotaram um tipo de serviço que se chama: Escritório virtual.

Escritório virtual nada mais que é que a criação de um endereço fiscal para recebimento de: Encomendas, ligações quando você está ausente e atendimento ao cliente quando necessário. 

É uma forma de criar um endereço fiscal oficial para abertura da empresa

Ou seja,você pode ter um tipo de trabalho remoto ou até tirar “férias”.

Quando você contrata este tipo de serviço o suporte e toda a prestação de serviço é garantido pela própria empresa de Coworking sem você precisar utilizar o espaço.

Trabalho com o que a DESK Coworking oferece.

Qual o melhor coworking para trabalho? 

Reunimos 03 dicas para você ser mais criterioso na hora da escolha de onde sua jornada irá começar:

  1. Higiene e Organização: Observe o cuidado com os materiais, mesas e ambiente.
  2. Verifique estabilidade da Internet: em dias movimentados, uma internet considerada “boa” pode se tornar um pesadelo quando alguém resolve baixar um filme enquanto escreve um texto.
  3. Localização: Falamos tanto de economia. Procure lugares práticos para você e próximo de locais com custo baixo para alimentação ou papelaria, afinal, empreendedor precisa aprender a economizar.

Além disso, procure um espaço que você sinta realmente a vontade para poder trabalhar.

É bem provável que esta experiência que o coworking pode te oferecer te torne mais produtivo na criação do seu negócio

Consulte no site Coworking Brasil e descubra qual o escritório mais próximo de você.

E para fechar. Uma reflexão: O que falta para você trabalhar em um ambiente mais instigante e que preocupa com seu crescimento e evolução do seu negócio?  

Compartilhe :

Fale com um consultor