5 dicas para escolher sala privativa ideal para a sua empresa

Encontrar o espaço ideal para ser o ambiente de trabalho da sua empresa muitas vezes pode ser uma missão desafiadora.

Afinal, o que é mais vantajoso? Uma sala comercial ou uma sala privativa em um coworking?

Essa pode ser a dúvida de muitos, afinal, de acordo com os dados do Painel Mapa de Empresas 2,7 milhões de empresas foram abertas em 2022 no Brasil, totalizando assim cerca de 20 milhões de empresas no país.

Dentre essas empresas, 99% são micro e pequenas, já contando com os MEI ‘s, e também é importante ressaltar que 1.562 são startups.

Em território mineiro existem 710.183 empresas e quase 800 são startups.

Minas Gerais é considerado o segundo estado com mais empresas focadas em inovação e tecnologia.  

Segundo a pesquisa da empresa de inovação Distrito em parceria com a KPMG, o ecossistema de inovação de Minas Gerais se desenvolveu muito nos últimos 10 anos, principalmente na capital que conta com 57,5% das startups mineiras.

É notório ao juntar estes dados que as empresas estão cada vez mais ganhando seu espaço.

Entretanto, muitas acabam não resistindo a longo prazo e fecham as portas.

Isso se deve aos custos de manter a infraestrutura, pagar aluguel, recursos humanos, entre outras coisas que pesam muito no final das contas.

Todo este peso pode ser reduzido ao escolher uma sala privativa em um bom coworking para começar ou alavancar o seu negócio.

Antes de tudo, você precisa entender tudo sobre este universo para ver se realmente esta é uma opção para você!

Continue a leitura deste artigo para entender o que é um coworking, quais são seus benefícios e como escolher o ideal para seu negócio.

O que é coworking?

O coworking é um modelo de trabalho que surgiu nos Estados Unidos nos anos 90, ele nada mais é do que um espaço físico que pode ser compartilhado por empresas, profissionais liberais e também freelancers.

Basicamente,ele permite com que se tenha um local de trabalho sem ter todas as despesas de um escritório convencional.

Por esse motivo, quem opta pelo coworking geralmente está em busca de inovação, criatividade, networking e troca de experiências.

De acordo com a Revista Exame, o primeiro coworking no Brasil foi criado em 2007 na cidade de São Paulo, e o modelo de negócio se espalhou por todas as cidades brasileiras.

Isso se deve à alta demanda em todo o mundo, só no Brasil, a busca pelo serviço teve alta de 97% no primeiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Parece que a tendência veio para ficar, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas de como os coworkings funcionam.

Como um coworking funciona?

Uma empresa cede um espaço físico muito bem estruturado para atender as necessidades de pequenas empresas ou profissionais autônomos.

Normalmente além de infraestrutura completa, também são oferecidos alguns serviços como: internet, estacionamento, auditório, salas de reuniões, recepção e outras áreas comuns.

O diferencial é que todas essas despesas gerais são divididas entre as empresas e profissionais que ali se encontram trabalhando, fazendo com que fique muito mais econômico do que alugar uma sala comercial.

Em alguns casos, é possível alugar uma estação de trabalho ou até mesmo uma sala privativa e a adesão de serviços que atendam às suas necessidades.

Existem também opções onde podem ser fechados planos por hora, mensais e anuais.

Sala comercial X Sala privativa em um coworking

Uma sala comercial é um espaço próprio ou alugado em que só sua empresa está.

Já a sala privativa em um coworking fica em um espaço compartilhado.

Ter uma sala comercial aumenta seu poder de decisão em relação ao espaço, você pode decorar ou construir como quiser, tendo mais liberdade. 

Entretanto, também existem muitos coworkings em que é possível levar itens que representem sua empresa ou permitem com que decore sua sala privativa como quiser

Em relação aos custos, as salas privativas em coworking levam maior vantagem, afinal em uma sala comercial você fica responsável por todas as despesas, desde custo com o mobiliário e limpeza até o IPTU e luz

Já tendo uma sala privativa você paga apenas o aluguel, pois os outros custos já estão embutidos nele, mas são divididos por todas as empresas que fazem parte.  

Uma sala comercial traz mais privacidade e segurança por contar somente com sua equipe lá, mas os coworkings não ficam para trás já que é possível ter sua própria sala privativa e segurança de ponta no local.

Outro ponto importante é a visibilidade da sua marca em relação a criação de uma rede de contatos dentro do mercado, é muito mais fácil fazer isso em um sala privativa de um coworking do que em uma sala comercial.

Qual é o melhor?

Essa resposta depende das suas necessidade, mas ao explicarmos a diferença de uma sala comercial e uma sala privativa de um coworking você deve ter percebido que a sala privativa oferece tudo que uma sala comercial tem e ainda um pouco mais em certos casos.



Vantagens de fazer parte de um Coworking

Se ainda existem dúvidas se o coworking é uma boa opção para seu negócio confira algumas de suas principais vantagens:

Localização privilegiada

A maior parte dos coworkings estão muito bem localizados, o que é ótimo quando você precisa ter praticidade para chegar ao seu local de trabalho e também oferecer comodidade e segurança aos  seus clientes.

Redução de gastos

Em termos financeiros, um coworking sai muito mais em conta e pode oferecer mais do que um ambiente próprio.

No coworking as despesas são repartidas.

Networking

No coworking você aumenta sua cadeia estratégica de contatos.

É possível trocar experiências com outros profissionais de forma mais simples. 

Menos Burocracia

Em uma sala comercial você normalmente tem que fechar um contrato de 1 ano, passar contas para o seu nome  e se quiser sair deve pagar uma taxa por cancelamento.

No coworking você só se preocupa em alugar sua sala privativa pelo tempo que deseja escolhendo um plano.

Ter um endereço comercial

O coworking aumenta o reconhecimento da sua empresa, afinal se um cliente quiser te encontrar ele sabe onde pode fazer isso, isso dá confiança e o aproxima dos clientes.

5 dicas para escolher o coworking ideal para a sua empresa

Agora que você já sabe o fundamental sobre um coworking e está decidido a alugar uma sala privativa em um, precisa ter em mente o que deve considerar para escolher o melhor coworking para sua empresa. 

1. Localização e segurança

Verificar se o coworking possui uma localização estratégica e uma vizinhança segura é um dos grandes pontos a se considerar.

Certifique-se de que ele esteja perto de estações de metrô, pontos de ônibus e vias de fácil acesso e se conta com serviço de portaria.

Considere também a localização de seus funcionários e clientes. 

2. Serviços oferecidos

Uma das maiores vantagens do coworking é pagar menos para se ter mais.

Confira se o coworking oferece serviços ou espaços que atendam às suas necessidades.

Procure saber se ele oferece recepção, estacionamento, internet de qualidade, auditório, salas de reuniões, banheiros, copa e cozinha, ar-condicionado, eventos e etc.

Vale também dar uma olhar no serviços de escritório virtual e endereço fiscal.

3. Infraestrutura e ergonomia

Observe se o local está bem cuidado, se está cumprindo todas as regulamentações vigentes.

Veja se ele entrega o conforto suficiente para aumentar a produtividade de sua equipe. 

Sente-se em cadeiras, teste tomadas, use os banheiros, verifique ventiladores ou ar-condicionados, entre outros.

Ah, não poderia me esquecer… tem café?! rsrs…

4. Custo-benefício

Faça os cálculos e veja se realmente vale a pena para sua empresa o local escolhido, se o valor cobrado é justo.

Afinal, o coworking deve ser mais econômico que as opções tradicionais.

5. Fit com sua empresa

É importante entender se o espaço que você deseja trabalhar tem fit com sua empresa, isso é importante para evitar frustrações no futuro.

Por isso, é preciso analisar que tipo de profissionais trabalham ali, as regras de convivência do espaço, a decoração e o clima.

Dica bônus: escolha um coworking de confiança

Além de verificar tudo o que foi citado anteriormente,você precisa garantir que a empresa responsável pelo coworking escolhido é bem avaliada e possui um bom histórico. 

Este é o caso da DESK Coworking!

Lá você consegue alugar sua sala privativa sem burocracia, com ótimo custo-benefício, escolher uma das três regiões muito bem localizadas, contar com internet de qualidade e outros serviços que fazem o seu diferencial.



Compartilhe :

Fale com um consultor

[form_rd_station_poupup]