O que é preciso para montar um modelo de negócio online duradouro?

Com todas as transformações tecnológicas boa parte das pessoas exercem seus cargos e funções e administram seu negócio online, certo?

Diante dessa perspectiva, muitas empresas já atentaram sobre a possibilidade de manterem um modelo de negócio online, onde seu time de colaboradores exerce suas funções em home office.

Até bem pouco tempo, essa possibilidade era vista como impossível, mas com tanta tecnologia e com a maior parte das empresas optando por manter seus sistemas na nuvem e armazenar seus dados em cloud, o trabalho online se tornou uma realidade.

Aliás, muitas empresas já estão adotando o modelo de negócio online e temos aí como grande exemplo o Google, além do mais a expectativa é que muitas outras empresas adorem essa novo modelo de negócio online.

Portanto, se você tem uma empresa, ou quer começar uma e tem interesse em saber mais sobre o que é preciso para montar um modelo de negócio online sustentável e duradouro, acompanhe este post.

Modelo de negócio online sustentável

Quando paramos para pensar no gasto de energia física e de dinheiro que dispendemos para nos direcionarmos ao local de trabalho, já conseguimos ter uma boa ideia do quanto o trabalho remoto pode contribuir para a diminuição do estresse e da economia dos colaboradores.

negócio online

Associado a isso, a própria empresa também passa a ter uma boa economia quando não precisa mais alugar edifícios ou escritórios para que o time de colaboradores trabalhasse.

Os gastos reduzem para a empresa também no que tange a compra de equipamentos para cada funcionário, ou gastos fixos (energia, água, etc.) bem como custos de limpeza, entre outros.

Até agora você pode observar que um modelo de negócio online pode, sim, se viável no que tange a reduzir alguns custos, porém, para que ele seja duradouro e sustentável, isto é, não comprometa os lucros e as atividades da empresa, é preciso muito mais.

Nesse momento é comum surgir a pergunta: O que é preciso para montar um modelo de negócio online duradouro?

Acerca disso, vamos dar algumas dicas que você precisa seguir para que o home office funcione tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Confira!

1. Sistema de gestão e armazenamento na nuvem para negócios online

negócio online

Quer uma empresa fazendo trabalho remoto? Primeiramente é preciso que se ofereça os meios e os recursos para que o trabalho online aconteça.

Sem sombra de dúvida, para a empresa que quer seguir o modelo de negócio online, precisa proporcionar os recursos para o time de colaboradores façam seu trabalho como se estivessem no escritório, mesmo quem em regime home office.

Ou seja, dar os recursos para o teletrabalho.

Uma forma de proporcionar todos os documentos e arquivos necessários para seus funcionários tocarem o negócio online é a empresa investir em sistema de gestão e armazenamento na nuvem.

Além de disponibilidade, o sistema estará acessível para o funcionário a qualquer hora e lugar, podendo, inclusive, ser acessando em diversos dispositivos.

Aqui fazemos um adendo para ter uma boa equipe de suporte, em casos de imprevistos.

Também um aspecto que deve ser pensado nesse momento é estabelecer os meios de comunicação que serão utilizados e a disponibilidade dos mesmos.

Tudo isso é sumariamente importante, tendo em vista o distanciamento da equipe devido ao teletrabalho.

Portanto, pensar nos meios de comunicação a serem utilizados por colaboradores e clientes é primordial para manter o negócio sustentável.

2. Utilizar espaço coworking para reuniões presenciais também é importante para negócios online

negócio online

Sabemos que um dos maiores desafios do trabalho remoto é com a produtividade, afinal o home office pode ser bem mais produtivo para alguns funcionários do que para outros.

Portanto, é fundamental que sejam pensados estratégias, esquemas e prazos para se poder mensurar e priorizar a produtividade, o trabalho em equipe, os processos e os resultados.

Além disso, é também indicado que hajam reuniões e encontros com regularidade com a equipe ou pelo menos os gestores, para discussão de relatórios, elaboração de estratégias e traçar planos.

Como a empresa não tem mais um edifício, uma das opções para que essas reuniões aconteçam é alugar espaços coworking, aliás, esse tipo de espaço também é utilizado por aqueles funcionários que não conseguem manter o foco ao trabalhar em casa.

Portanto, essa pode ser uma solução não apenas para os encontros da equipe, mas pode ser uma recomendação para os times de colaboradores poderem manter o foco no trabalho.

Espaços de coworking são propícios para o teletrabalho. Oferecem toda a infra-estrutura necessária que o colaborador precisa para desempenhar suas atividades.


3. Fazer networks

Construir networks com outras pessoas em seu nicho ou setor é uma das melhores coisas que você pode fazer para que seu negócio seja sustentável e duradouro.

Há inúmeras maneiras pelas quais essa rede profissional pode ajudar no crescimento e consolidação de seu negócio, tanto na divulgação de links, nos compartilhamentos nas redes sociais, ou obtendo afiliados para promoção de seus produtos, etc.

Sem sombra de dúvida o networking pode alavancar uma empresa, e sobre isso, portanto, investir nesse aspecto é algo muito saudável a longo prazo para seu empreendimento, desse modo, separe um tempo toda semana para trabalhar na construção de seu networking.

A importância de manter uma boa equipe de gestão

Todas as dicas que demos são muito importantes para montar um modelo de negócio online duradouro, porém, todos esses processos, para serem eficientes dependerá de uma boa equipe gestão.

Tendo em vista que é essa equipe que irá intermediar todos os processos, observar o andamento dos negócios em seus respectivos prazos e também mensurar os resultados do que foi planejado e a execução das estratégias de negócio.

Esperamos que este post tenha contribuído para sua maior compreensão sobre o trabalho online, como implementar o trabalho remoto em sua empresa, usufruir do escritório virtual, ou como criar um negócio online de sucesso.

São muitas as possibilidades e formas de fazer o modelo de negócio online dar certo e, sem dúvida, esse é o trabalho do futuro que vem revolucionar o mundo dos negócios, das tecnologias e das interações.

Caso você ainda tenha receios em relação a produtividade e todos os processos envolvidos no trabalho remoto, a melhor ideia para você sobrepujar seus medos é fazer testes antes de definir toda a equipe e toda a empresa para o trabalho em home office.

De toda maneira, lhe convidamos sempre a conhecer os coworkings.

Compartilhe :

Fale com um consultor