5G no Brasil e empreendedorismo: qual a relação?

Devido à pandemia causada pelo Coronavírus que começou no início de 2020 no Brasil, muitas empresas precisaram se reinventar para se manterem competitivas no mercado. Mas o que exatamente o 5G no Brasil tem a ver com isso?

Algumas das mudanças que as empresas foram obrigadas a fazer estão relacionadas à conectividade.

Isso porque houve a necessidade de as empresas oferecerem mais opções de interação, depois que os colaboradores foram obrigados a trabalhar à distância.

Por esses e outros motivos, o 5G no Brasil abriu a possibilidade para que pequenos empreendedores e pequenas empresas ampliassem a gama de produtos e serviços oferecidos, ou até mesmo melhorar aqueles já oferecidos aos clientes.

A previsão é que a rede 5G no Brasil comece a ser implantada nas maiores cidades do país até julho de 2022.

Um dos principais diferencias do 5G diz respeito ao tempo de latência, que é muito menor, além da alta velocidade de transmissão de dados.

Isso ajudará a favorecer inovações na área de tecnologia, que antes não seriam possíveis com uma conexão mais lenta.

Estima-se que o 5G no Brasil chegue à velocidade de 1Gbps, um número muito superior à velocidade do 4G. Quer entender mais sobre essa nova tecnologia? Confira a seguir! 

O que significa a tecnologia 5G no Brasil?

A letra G significa a qual geração determinada tecnologia pertence. No caso da 5G, houve um aumento considerável de velocidade em relação à geração anterior, o 4G.

Além disso, mais dispositivos poderão estar conectados a uma mesma rede, sem que haja interferência e prejuízo na velocidade distribuída.

A tecnologia 5G no Brasil também poderá proporcionar muito mais estabilidade para os usuários, além de uma conexão confiável.

Outro ponto positivo do 5G é que o consumo é baixo, e por isso os aparelhos têm uma vida útil maior.

Os processos também são otimizados, e mais dados podem ser armazenados.

Com a nova tecnologia, os usuários poderão ter mais estabilidade, especialmente quando estiverem operando em tempo real (seja em transmissão de dados, downloads ou mesmo durante uma videoconferência).

Aliás, com o trabalho remoto sendo uma realidade cada vez maior, faz-se ainda mais necessário que o 5G seja implantado o quanto antes para garantir um melhor desempenho dos profissionais que trabalham fora da empresa. 

Como a tecnologia 5G pode beneficiar os pequenos negócios?

As pequenas empresas e pequenos empreendedores também poderão se beneficiar de várias formas com a implantação do 5G no Brasil.

Isso porque várias novas soluções podem surgir em decorrência da alta velocidade de internet, bem como a baixa latência e aumento na velocidade de transmissão de dados. 

Sem contar que com a chegada do Metaverso, as empresas poderão utilizar a alta velocidade do 5G para a tecnologia de realidade virtual aumentada, além de poder criar novos mecanismos para comunicação à distância, atendimento automático e serviços robotizados.

Vale frisar também que a nova tecnologia também será muito favorável para a Internet das Coisas, Big Data e Inteligência Artificial.

Não é novidade que durante a pandemia, as vendas em e-commerce explodiram. A tecnologia 5G também será fundamental para que a performance dos negócios online seja cada vez maior.

Por exemplo, com o 5G, espera-se que não haja mais problemas simples de serem resolvidos, como demora no carregamento de uma página ou imagem, informações para pagamentos, ou quaisquer outras informações importantes para que uma venda seja concretizada. 

Isso não só possibilitará uma usabilidade muito melhor e alta velocidade de carregamento, como uma experiência memorável aos clientes.

Também será mais fácil compartilhar dados e informações com a tecnologia 5G.

O aumento de velocidade de transmissão de dados também tornará muito mais simples o acompanhamento de métricas para todo tipo de negócio digital.

Computação em nuvem

A computação em nuvem também será altamente favorecida pela tecnologia do 5G.

Os pequenos negócios terão mais oportunidades para armazenagem de dados e documentos importantes de forma mais segura, diminuindo a possibilidade de golpes e ciberataques.

A verdade é que com a chegada do 5G, tanto os consumidores quanto empreendedores de todos os portes poderão se beneficiar muito com a tecnologia.

Afinal, qualquer melhora tecnológica sempre proporciona vantagens para empresas que desejam se manter competitivas no mercado.  

E se você é um profissional autônomo, ou está trabalhando em modelo de trabalho remoto / home office, o 5G também proporcionará benefícios incríveis no seu dia a dia de trabalho!

Você já pensou em unir a nova tecnologia com um ambiente de trabalho profissional com infraestrutura preparada para você desenvolver e estimular a sua criatividade?

Que tal trabalhar em um coworking? Os benefícios são incontáveis, e além de você trabalhar fora de casa (que pode ter muitas distrações), poderá fortalecer a sua rede de networking, e por meio dela, novas portas podem se abrir para você. 

Clique no botão abaixo e venha passar um dia de cortesia no Desk Coworking! 

Compartilhe :

Fale com um consultor