Falamos muito aqui no blog do DESK Coworking sobre as múltiplas possibilidades do coworking para os freelancers ou aqueles profissionais que decidiram empreender e começar uma empresa. Hoje, queremos falar sobre as vantagens de ter um negócio próprio.
São inúmeros os motivos para tocar uma empresa. O principal deles certamente é a autonomia. É claro, que juntamente com ela, vem uma responsabilidade imensa. Mas que compensa bastante quando lembramos dos benefícios de ter liberdade para guiar o seu próprio destino.
1. Ser dono do próprio tempo
Você pode definir os seus horários e em qual período do dia prefere executar determinada atividade. Pode, inclusive, flexibilizar compromissos profissionais e pessoais durante o seu dia. Diversos coworkings funcionam 24 horas para atender quem prefere ou precisa trabalhar em horário noturno.
Lembre-se, entretanto, que na maioria das vezes, você terá uma rotina muito mais atribulada do que gostaria. Além de cuidar dos seus negócios, é preciso cumprir uma série de tarefas burocráticas para o andamento da sua empresa.
2. Trabalhar naquilo que gosta
Provavelmente, ao empreender, você vai fazer aquilo que tem mais afinidade, certo? Não há nada mais estimulante do que fazer o que gosta. E o melhor de tudo: quando adaptamos as nossas escolhas profissionais ao nosso perfil, as chances de sermos bem-sucedidos são muito maiores.
3. O sucesso está em suas mãos
O progresso depende de você e de seu esforço para alcançá-lo. Graças à independência, com um negócio próprio, você tem a oportunidade de colocar em prática tudo o que apostou, mas sempre ficou no campo das ideias.
4. Você não fica limitado a um escritório
Sim! Com um negócio próprio, você pode trabalhar de onde quiser: sua casa, seu próprio escritório, em uma cafeteria, no shopping ou no coworking. Esse último conta com um potencial imenso de networking. Você divide o mesmo espaço com outras pessoas incríveis que podem ser parceiras em novos projetos de sucesso.
5. Benefícios fiscais
Apesar da alta carga tributária, quem é empreendedor tem algumas vantagens fiscais que não estão ao alcance de pessoas físicas. Pode-se comprar carros com condições especiais, conseguir financiamento bancário de uma forma menos burocrática e até pagar um pouco menos no plano de saúde.
6. Você pode vender o seu negócio no futuro e ganhar uma boa grana por isso
Um negócio bem-sucedido pode gerar interesse de grandes investidores. Aconteceu assim com inúmeras startups, que hoje são empresas consolidadas no mercado. Você vende sua empresa e pode criar novas ideias para outros negócios. Já pensou nisso?
7. A construção de um futuro melhor
Com uma empresa, você pode construir um patrimônio. Tudo depende de como vai administrar o trabalho e os rendimentos. Apesar dos fatores externos, como a conjuntura econômica, por exemplo, as oportunidades de sonhar com um futuro melhor são imensas. Dependem das suas mãos para concretizá-lo.
8. O desenvolvimento é constante
O aprendizado é rotina diária na vida de um empresário. E mais: você vai se tornando mais criativo e inovador. O resultado: novas perspectivas para sua empresa.
9. Você vai contribuir com a sociedade
A sua empresa contribui com a economia, criando novas oportunidades para a sociedade. Para quem deseja ir ainda mais além, pode investir em ações de responsabilidade social e ambiental, promovendo uma imagem muito mais positiva do negócio.
Viu só o quanto tocar um negócio próprio pode ser rentável e estimulante? Na próxima semana, vamos falar como o coworking – nossa principal especialidade – é o melhor espaço para você abrir sua empresa.