Não basta ter uma boa ideia de negócio ou demonstrar vontade e conhecimento para que o empreendimento dê certo no mercado. É preciso conhecer os problemas de abrir uma empresa.

Existem muitas complicações quando se decide abrir uma empresa, e o empreendedor precisa ter paciência e perseverança para contorná-las, ou pensar em maneiras mais dinâmicas e eficientes para vencê-las.

A seguir, veja pelo menos 5 dificuldades que as pessoas têm que enfrentar na hora da abertura de seu negócio.

1. Problemas financeiros para abrir uma empresa

Para que o empreendedor possa levar a sua ideia adiante, certamente vai precisar investir em vários aspectos do negócio, desde a compra de materiais e equipamentos, até a contratação de mão de obra e a instalação no ponto de trabalho.

Portanto, é imprescindível ter crédito no mercado, capital inicial para lançar em seu arrojo empresarial e construir uma excelente gestão financeira.

A falta de preparo nessa área pode inviabilizar a abertura ou mesmo arruinar o negócio depois que já estiver em operação.

2. Problemas burocráticos

As solicitações de documentos, licenças e registros no Brasil chegam a um volume assustador, além de demorar muito para que as autoridades públicas deem prosseguimento a demandas do tipo.

Muitas vezes, abrir uma empresa corretamente pode demorar quase dois meses, o que pode atrasar os negócios ou embarreirar oportunidades mais imediatistas.

3. Problemas fiscais e tributários

Da mesma forma, a carga tributária no país é uma das maiores do mundo, igualmente para as pessoas jurídicas.

Mas o enquadramento correto e mais propício para o porte da sua empresa pode gerar isenções e descontos bastante vantajosos em inúmeros tributos.

Por isso, vale a pena contar com a ajuda de um contador desde o princípio para abrir a sua empresa e escolher o mais adequado tipo empresarial para seu negócio.

Será preciso um endereço fiscal para servir de domicílio para sua empresa. Esta é em suma uma parte atém bem fácil de resolver e é missão do DESK Coworking te ajudar nessa.


4. Problemas de infraestrutura

O dono do negócio precisa checar muito bem as condições do imóvel onde pretende instalar a sua empresa, de modo que não tenha surpresas negativas no futuro.

Tanto quanto planejar adequadamente onde vai aplicar o capital – em maquinário, computadores, entre outros itens necessários para o bom funcionamento da empresa.

As adversidades podem surgir de diversas maneiras, desde as simples rachaduras e infiltrações nas paredes, o que vai demandar gastos com reformas e pintura, ou a rápida depreciação de aparelhamentos, até a insuficiência de boa visão do negócio, de forma que as dimensões do lugar ou a distribuição dentro do imóvel se torne um empecilho ao crescimento acelerado da empresa.

5. Problemas de logística 

Quando o ponto comercial ou o escritório está localizado em um bairro considerado violento e ruim, afastado das vias mais movimentadas ou em situação que dificulte o acesso, tanto os funcionários poderão ter muitos atrasos e faltas no serviço, quanto a distribuição dos produtos será prejudicada, deixando de cumprir prazos e acordos comerciais.

Isso sem falar que essas condições serão um empecilho para fazer reuniões com clientes nas dependências da empresa e poderão ter um impacto negativo nos negócios.

Acima de tudo, a mais importante adversidade que poderá levar o seu negócio para o buraco é a falta de planejamento.

Sem a adequada análise de todas as etapas que a abertura da empresa vai exigir e qual seria a melhor maneira para cumprí-las, o gestor pode cometer erros difíceis de consertar ou deixar de aproveitar oportunidades que futuramente não terá mais chance de se valer delas.

Portanto, pense bem nas vantagens que terá ao usar os serviços e instalações de um escritório compartilhado: você poderá instalar a sua empresa em um lugar bem localizado, contar com infraestrutura completa para o seu negócio funcionar bem, desempenhar as suas atividades conforme espera e ainda ampliar o networking com profissionais de diversas atuações.

Compartilhe :

Fale com um consultor